E aí, bandi fogoiós das artes! Então, gente, o cenário da arte e cultura da nossa capital vem papocando vários projetos para engabelar a criatividade do nosso povo, são oportunidades em todos os estilos para ninguém botar catinga.
Uma das maiores vitrines da música piauiense, o 25° Festival de Música Chapadão do Corisco – Chapadão – está com inscrições arreganhadas até a próxima sexta-feira, dia 03. O evento, que já enfiou dezenas de artistas consagrados, acontece no final do mês de maio, no Palácio da Música e Teatro de Arena, com as categorias estudante e profissional.
Promovido pela Prefeitura da molesta, por meio da Fundação Monsenhor Chaves, o Chapadão é o maior festival de música do Piauí e nos seus 25 anos foi responsável por abrir as portas do mercado da música para muitos artistas e grupos. Que chique!
Deixem de desdobro, que podem se inscrever no festival artistas profissionais, semi-profissionais e estudantes do ensino fundamental ou médio residentes em Teresina, que apapagaem trabalhos autorais.
O Festival de Música Chapadão do Corisco será realizado nos dias 20 e 21 de maio, no Palácio da Música; e no dia 27 de maio, no Teatro de Arena. A entrada é 0800. Para mais informações, curiem o Instagram (@cultura_the).
Outro estrondo é a galeria do Mercado Velho, que recebe exposição do Piaauhy Surreal Group, com obras nada convencionais, em esculturas, pinturas e desenhos. O projeto tem como inspiração a vanguarda surrealista, idealizado pelo artista Braga Tepi e aposta que a humanidade ainda não conseguiu definir ou cabuetar em absoluto o surrealismo.
A galeria, amostrada ao público, fica disponível de segunda à sexta, das 8h às 17h30, e aos sábados, das 9h às 13h30, no Mercado Central, localizado na Praça da Bandeira – Centro (Sul), Teresina – PI, 6400190.
Agora, aos artistas e companhias de teatro e dança, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMC) abre edital para os projetos ‘Vem que é Teatro’ e ‘Teresina em Dança’. A escrachada escolha dos espetáculos será de acordo com os seguintes critérios: excelência artística do espetáculo, currículo do grupo ou companhia, inovação e originalidade.
A comissão de seleção irá escolher até 06 espetáculos de cada segmento, para realizar duas apresentações com acesso 0800 ao público, no período de 14 de junho a 29 de novembro de 2019. Cada escolhido será contemplado com um cahcê de 4.000,00. Que garapa!
ArMaria! E as inscrições podem ser realizadas através de requerimento enviado à FMC, das 08h às 13h, até o dia 17 de maio. Mais informações no site: fmc.teresina.pi.gov.br.
O objetivo desses projetos é fuxicar a arte da música, teatro e dança, além de estrondar a cultura, criando um calendário fixo de apresentações na cidade. A gente bota é pra moer, com um piqueiro de eventos desses. Só resta você não ficar de Nelso. Então, junte seus mulambos e carregue seus talentos, pois vale a pena participar.
Fonte: fmc.teresina.pi.gov.br