Receita de Maria Isabel

A maria isabel é um prato piauiense que consiste em arroz misturado com carne de sol. Ela surgiu quando as mulheres resolveram picar toda a carne e misturar ao arroz, pois  os homens, na maioria das vezes vaqueiros, se serviam primeiro na hora da refeição e acabavam pegando toda a carne, assim teriam uma distribuição mais igual entre homens, mulheres e crianças. O nome maria isabel se refere à filha de Simplício Dias, fazendeiro, dono de grandes currais de gado em Parnaíba. Em Goiás existe preparação semelhante com o mesmo nome, e no Pará é chamado de maria isabel  uma torta de pão de ló com recheio de bacuri. Aprenda abaixo a preparar uma maria isabel do Piauí.

18121154_1675218462779728_8418512413794941953_o.jpg

Ingredientes

1/2 kg de carne de sol cortada em cubinhos

1/2kg de arroz branco

9 xícaras de água

1 cebola

2 dentes de alho

1 pimenta de cheiro (opcional)

coloral

sal

pimenta do reino

Cheiro verde (coentro e cebolinha)

Modo de Preparo

Se a carne estiver muito salgada, dessalgue em água gelada, quente ou salmoura. Refogue os cubos de carne de sol no óleo. Acrescente o coloral, a cebola, o alho e refogue. Acrescente o arroz e frite um pouco para ficar soltinho. Acrescente água gelada ou quente, espere ferver e tampe a panela e abaixe o fogo. O tempo pode variar de 15 a 20 minutos. Se quiser que se forme o pregado, deixe mais 10 minutos depois de cozido. Misture cheiro verde picado e sirva com um ovo estrelado.

E você, como prepara sua maria isabel?

*Cairo Rocha (@cairorocha, @sapotithe) é gastrônomo, formado pela Estácio de BH, pós graduando pela Facid. Teresinense, aficcionado por comida e pela cultura local. Na cozinha procura alcançar o tempero de sua avó, sua principal inspiração.

Anúncios

5 comentários em “Receita de Maria Isabel Deixe um comentário

  1. Maria Isabel e uma coisa tao comum em Teresina que ate um morador de rua noiado faz de olhos fechados. Que tal algo mais complexo, mais dificil. Um arroz com ovo por exemplo? Um baiao de dois, hmm ovo frito talvez, ou como ter um fogao a lenha ja que o gas esta inacessivel.

    Curtir

  2. E uma pena que existam pessoas como você, pessimistas futeis. Essa sessão foi criada pra mostrar todas as receitas tradicionais piauienses, sendo elas simples ou não. Muita gente jovem não sabe fazer os clássicos, e muitos restaurantes não o fazem direito. Gente como você existem aos montes, buscando receitas “chiques” e reclamando do arroz com feijão. O melhor é fazer do ordinário extraordinário.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s