Yolanda Carvalho

Yolanda Carvalho – Foto José Ailson (Um Zé)

Yolanda Carvalho, professora, artista plástica, gravadora e ilustradora de Teresina-PI. É o maior nome da xilogravura no Piauí, arte esta que se dedica há mais de 30 anos. Estudou Artes Plásticas na Fundação Brasileira de Teatro, Faculdade de Artes Dulcina, Brasília-DF. É graduada em Educação Artística e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pós-graduada em Preservação da Arte Rupestre, Núcleo de Antropologia da Pré-História, da Universidade Federal do Piauí.

Nome Completo: Yolanda Carvalho

Descrição: Professora, artista plástica, gravadora e ilustradora

Data de Nascimento: 25/04

Local de Nascimento: Teresina-PI

Primeiros contatos com a arte

O primeiro contato da xilogravadora Yolanda Carvalho com a arte foi aos 7 anos de idade com o bordado à mão ajudando sua mãe, Maria do Carmo Vieira, hoje com 89 anos. Entre carretéis, linhas e cores, Yolanda desenvolveu sua sensibilidade artista e sua habilidade manual, fundamental para arte da xilogravura. Aos 17 anos, casou-se com um militar e, por isso, teve a oportunidade de morar em várias regiões no Brasil, inclusive às margens do Rio Negro, conhecendo as mais diversas culturas. Mas foi na disciplina de Gravura, quando estava cursando Educação Artística na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que Yolanda se apaixonou por esta arte. Após a impressão das três primeiras gravuras, ela afirma que teve a certeza que era aquilo que queria para sua vida. Uma arte misteriosa, imprevisível, pois nunca se tem total certeza de como sairá o resultado, já que a imagem só se forma após a impressão, última etapa do processo.

A xilogravura

Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. Em seguida, utiliza tinta para pintar a parte em relevo do desenho. Na fase final, é utilizado um tipo de prensa para exercer pressão e revelar a imagem no papel ou outro suporte. Um detalhe importante é que o desenho sai ao contrário do que foi talhado, o que exige um maior trabalho ao artesão. A xilogravura popular é uma permanência do traço medieval da cultura portuguesa transplantada para o Brasil, geralmente utilizada na ilustração textos de literatura de cordel. Yolanda Carvalho é uma das principais responsáveis por disseminar a cultura da xilografia no Piauí. Aliás, não apenas no Piauí, por todo o Brasil. Levando a arte da xilografia para outros horizontes, não apenas conectada ao cordel.

Divulgando a cultura da xilogravura

Atualmente, Yolanda Carvalho é professora do Gravura do Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI, onde fundou o Nugrappi, Núcleo de Gravura e Pesquisa do Piauí. Também é Coordenadora de Área do PIBIB de Artes Visuais da UFPI e Membro da Academia de Literatura de Cordel do Piauí. Uma das missões do Nugrappi é difundir a cultura da gravura e xilogravura, engajando-se também em oficinas ministradas a crianças. Na imagem, você pode ver o resultado de uma das oficinas realizadas no São do Livro do Piaui (Salipi), deste ano, no qual o grupo se desdobrou para atender a todas as crianças das escolas que foram visitar o Salipi. Ações como essa são importantíssimas para incentivar desde cedo a formação de futuros artistas.

A paixão pela natureza

Nas xilogravuras de Yolanda Carvalho é possível perceber seu fascínio pela natureza e por representar as mais diversas mulheres. A conexão de Yolanda com a natureza é bastante forte, sendo representada principalmente por beija-flores com olhos humanos. Em seu livro “Lirismo Antropofágico e outras iscas minimalistas”, em parceria com a poetisa Marleide Lins, você pode ver uma amostra das xilogravuras de Yolanda e sua diversidade.

A contribuição na área da Educação

Yolanda Carvalho , em sua vasta estrada como educadora e artista, desempenhou funções como: Coordenadora do Regime Especial Normal Superior; Coordenadora Geral do Pólo Arte na Escola-UESPI; Professora do CCE-UESPI; Diretora da Casa da Cultura de Teresina-PI; Arte-Educadora Terapia Ocupacional do Hospital Areolino de Abreu em Teresina. Em São Paulo, passou por importantes ateliês de gravura em metal, com as artistas Kika Levy e Cris Rocha. No Brasil, já teve exposições nos estados do Piauí, Paraná Rio Grande do Norte, Goiás, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Amazonas e Pará, além do Distrito Federal. E no exterior, teve suas gravuras expostas na Polônia, Alemanha, Áustria e República Dominicana.

Contatos

http://facebook.com/yolanda.carvalho.167

Fotos

Vídeo

 

Exposições

 

Outras fontes

http://180graus.com/artes-visuais/xilogravura-da-artista-plastica-yolanda-carvalho

https://cidadeverde.com/noticias/96202/yolanda-carvalho-expoe-gravuras-no-artes-de-marco

 

Última atualização: 09/10/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas