Neste último final de semana de março, o Coletivo The Faixa Rosa vem promovendo uma programação muito interessante em alusão ao mês da mulher. O projeto também acontece em parceria com a EaFem, o encontro de artes femininas.
Jaísa Caldas, uma das organizadoras do evento diz que o projeto visa o fortalecimento da mulher negra.
“Esses dois coletivos são voltados aqui para as artistas, né? The Faixas Rosas do Piauí e o Ea Fem da divisa do Piauí e do Maranhão.Dos dois lados aí. O EaFem, ele é o idealizador do documentário, Mulheres de Cor, que fala da vivência de três mulheres artesãs timonenses, produzido por mulheres negras do audiovisual, do piranhão,da divisa. Então, é importante esse evento para a gente fortalecer também a comunidade de jovens negras. A gente vai ter um piquenique no domingo justamente para ter esse momento”, disse.
O projeto promove um momento oportuno de aprendizados e acolhimento.
“A gente chama de acolhimento entre essas jovens, vai ter um lanche para conversar. Para dialogar sobre essas reais vivências de uma mulher negra, de uma mulher artista, de um jovem artista nordestina, de jovens da arte ou não, de mulheres trans, de jovens trans. Então, a gente tem essa intenção de partilha mesmo. E aí a gente está procurando fazer esse evento importantíssimo também para memorizar a trajetória dessas mulheres e manter esse movimento vivo, das batalhas, do sarau, da arte, da conversa. Enfim, é isso!”, ressalta Jaísa.
À exibição do documentário: Mulheres de Cor, acontece neste sábado (29) às 16 horas na Sede do Sidserm com um debate após a exibição. E no domingo (30), acontece o pequenique “troca de vivências” às 16h no Parque da Cidadania.
“O objetivo, maior do evento é popularizar nessas produções, essas mulheres que estão envolvidas, essas cadeias coletivas de mulheres, de sua diversidade de mulheres em Terezinha e na divisa como um todo, finaliza Jaísa.