Seminário de abertura do Nordeste Expandido ocorre nesta quinta e vai até sábado

O seminário de abertura do Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir ocorrerá, durante os dias 20 a 22 de março, no centro cultural CAMPO Arte, na zona Leste de Teresina (PI). Após as rodas de conversa, a exposição acontecerá de 22 de março a 24 de maio, das 10h às 20h, no SESC Cajuína, também na zona Leste da capital.

A ação é uma iniciativa do Banco do Nordeste e contará com rodas de conversa com participação de artistas locais, como Mauricio Pokémon e também de outros estados, como Yacunã Tuxá, da Bahia.

Guga Carvalho será mediador de uma roda de conversa e contou para a Geleia Total sobre sua expectativa para o evento. “A roda de conversa certamente vai ser uma roda muito interessante. Porque o formato dos seminários, eles são bem informais, são rodas que juntam pessoas, pesquisadores, curadores, artistas, gestores de vários lugares do Nordeste para fazer uma troca. Então, com certeza a expectativa é muito boa”, disse.

A professora de Jornalismo, Samaria Andrade, também será mediadora de uma roda de conversa e acredita que será um bate papo bem enriquecedor.

“Acho que será uma discussão muito boa por reunir três pessoas de atuações distintas e de diferentes locais, tendo o Nordeste como comum e também a ideia de (re)pensar o Nordeste, de pensar em Nordestes – a partir do que eles já fazem e pensam. Num momento em que a gente é chamado a se repensar enquanto gente, enquanto artistas, enquanto pensadores, será uma conversa muito rica e, acredito, muito provocativa”, declarou.

As rodas de conversas acontecerão no CAMPO Arte, e a exposição acontecerá no SESC Cajuína, a partir das 10h de sábado (22).

Confira a programação completa:

20 de março (quinta-feira):

Às 18h, haverá uma roda de conversa com a presença dos artistas Beth da Mata (PE), Bárbara Carnielli (ES), Yacunā Tuxá (ΒΑ) e com mediação de Guga Carvalho (PI).

Às 19h30, terá a abertura do seminário Nordeste Expandido.

21 de março (sexta-feira):

Às 16h, uma roda de conversa sobre Como elaborar estratégias para imaginações e reinvenções de possibilidades de nordestes, com a participação do artista WG (PI), o pesquisador Alan Adi (SE) e o professor Manoel Ricardo de Lima (PI), e com mediação de Samária Andrade (PI).

Às 17h30, ocorrerá um coffe break.

Às 18h, uma roda de conversa sobre as relações e tensões entre ficção, realidade e representação do corpo na imagem com os artistas Maurício Pokemon PI), Dinho Araújo (MA), Clara Moreira (PE) e mediação de Tininha Llanos (PI).

22 de março (sábado):

Às 10h, será a abertura da exposição no SESC Cajuína.

Às 16h, roda de conversa sobre a rua como lugar de confluências: alimento e suporte para a produção artística, com os artistas Renato Ren (ES), Cacá Mousinho (PE)e Aline Guimarães (PI), com mediação de Regina Veloso (PI).

Às 18h, roda de conversa sobre pinturas, costuras e as várias formas de invenção de si com os artistas Mika (PI), Kauam Pereira (BA) e Cacá Fonseca (GO), com mediação de Vitor de Sampaio (PI).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas