O Ventre da Medusa, obra de Denise Veras, ganha o Prêmio da União Brasileira de Escritores (UBE) 2024 na categoria Contos. O concurso tem como objetivo não apenas premiar, mas também divulgar textos de autores piauienses, estimulando a produção literária em todo o país.
“A UBE é a entidade de representação de escritores mais antiga do país. Seu prêmio já está consolidado e tem grande relevância, justamente por sua longevidade e por já ter premiado muitos escritores importantíssimos para a literatura nacional, como Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles e o próprio Assis Brasil. Portanto, para mim, a importância de participar desse prêmio está em saber que concorri em um concurso com a credibilidade que a UBE possui”, afirma Denise Veras.
A obra aborda as nuances do feminino na sociedade e utiliza o mito da Medusa para discutir as experiências das mulheres, evidenciando os desafios impostos por um sistema patriarcal enraizado.
O prêmio reforça a importância do trabalho literário das escritoras, que vêm se destacando em concursos e, dessa forma, conquistam a oportunidade de serem lidas para além das fronteiras de sua terra natal.
“Sabemos que, por muito tempo, mulheres artistas deixaram de produzir porque estavam em casa cuidando dos filhos, maridos, idosos e familiares adoentados. Por essa razão, muitas artistas e escritoras se perderam no tempo. Para mim, estar nessa posição é significativo, pois, se eu não estiver enganada, sou a terceira mulher piauiense a conquistar esse prêmio e a única ainda viva”, pontua a escritora.
Além desse prêmio, Denise Veras coleciona outras conquistas, como o concurso literário da Feira da Literatura Piauiense (FELIPI) 2024 e a classificação como semifinalista no concurso do LOBA Festival Cultural 2024, com o livro A Face Atravessada no Espelho, entre outros.