A música “Devaneio”, lançada por Érico Ferry, é um mergulho profundo nas transformações pessoais e na superação dos desafios emocionais. Com uma letra que fala sobre abandonar culpas e problemas insolúveis, a faixa aborda o peso dos devaneios que nos aprisionam e a necessidade de deixá-los para trás em busca de renovação. Mais do que uma canção, “Devaneio” é uma reflexão sobre o amadurecimento e a libertação emocional.
Inspirada por múltiplas vertentes musicais, a musicalmente, “Devaneio” é uma junção de influências. A faixa dialoga com o Post-punk Revival e o Rock Alternativo, evocando referências como Interpol e White Lies. Há também ecos de Shoegaze, especialmente inspirados na fase Mellon Collie and the Infinite Sadness, do Smashing Pumpkins, além de toques de Rock Progressivo, Jazz e uma pitada de Música Brasileira nos instantes finais.
Essa mistura de estilos confere à música uma textura densa e atmosférica, alinhada ao conteúdo lírico que explora a luta interna contra a autossabotagem e os momentos difíceis.
Para traduzir visualmente a essência da música, o videoclipe de “Devaneio” foi filmado no estado do Piauí, nos arredores de Teresina, com a produtora 1150 Produções. Dirigido por Ícaro Uther e roteirizado por Érico Ferry e o próprio Ícaro, o clipe utiliza o clima árido e o sol escaldante do estado como elementos simbólicos. A paisagem seca e a luz intensa reforçam a ideia de um sonho febril, complementando a atmosfera onírica e introspectiva da música.
“A música é sobre deixar para trás as coisas que não servem mais ou que não funcionam mais e seguir em frente, seguir a vida mesmo. Por mais que as coisas doam, por mais que as coisas sejam difíceis, é sobre isso, é sobre muita coisa diferente, é sobre fases da vida, é sobre relacionamento, é sobre amizades, é sobre questões sociais que são forçadas, goela abaixo de todo mundo. Essas coisas que eu acho que a gente fica ainda mais refém num sistema capitalista. E a faixa foi gravada, foi meio que um desabafo, eu tava saindo de um momento muito ruim e ela foi meio que um processo de externalizar tudo”, comenta Érico Ferry.
Segundo Ícaro Uther, trabalhar com a Artificial Complex sempre é um desafio, pois a qualidade musical da banda exige a mesma qualidade na parte audiovisual e mesmo com os direcionamentos do roteiro de Érico, há uma liberdade para a criação e adaptação que permite deixar a assinatura no projeto audiovisual.
“O clipe de Devaneio é um ótimo resumo do que, por vezes, é o trabalho autoral piauiense. Muitas ideias para pouco tempo de produção. Onde tivemos que nos virar para aproveitar ao máximo o que a locação e a luz natural nos permitia, ao redor de um ambiente de calor extremo. Com uma equipe (banda e produtora) bem alinhados, conseguimos retornar para chegar num processo de edição com um material bastante rico. Expressando o que a mensagem da música quer apresentar aos fãs da banda”, pontua o filmmaker.
O projeto, que inclui a produção e veiculação dos videoclipes de “Devaneio” e também de “O Silêncio”, foi realizado por Érico Ferry com o patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do SIEC (Sistema Estadual de Incentivo à Cultura), da Secretaria de Cultura do Piauí (SECULT/PI) e do Governo do Estado do Piauí. E para os artistas esse incentivo é fundamental para a concretização de obras artísticas que conectam música, imagem e identidade regional.
Com sua carga emocional intensa e seu som cuidadosamente elaborado, “Devaneio” é uma obra que conversa tanto com quem busca mudanças quanto com aqueles que enfrentam momentos de introspecção. Mais do que apenas uma música, é um convite para libertar-se de culpas, abandonar os fantasmas do passado e trilhar novos caminhos.
Conheça a banda
Formada em 2019 em Teresina (PI) pelo multi-instrumentista e artista visual Érico Ferry, a banda Artificial Complex surgiu como um desdobramento do projeto Fryer e consolidou sua identidade musical ao longo dos anos. Inicialmente composta por Érico Ferry, Izídio Cunha, Flávio Lopes e Jean Medeiros, a formação atual inclui Érico, Izídio, Flávio, além de Caio Leon na guitarra e Luiz Uchôa nos teclados, sintetizadores e pianos. A banda explora uma rica diversidade sonora, unindo elementos de post-punk, shoegaze, rock alternativo, metal alternativo e música eletrônica, criando um repertório original que transita entre gêneros e subgêneros. Suas letras abordam temas que passam por revoltas, angústias, amor, nostalgia, além de questões políticas e sociais tratadas de forma direta, consolidando a Artificial Complex.
Ficha Técnica – Devaneio
Clipe
Roteiro: Érico Ferry
Direção, Fotografia e Edição: Ícaro Uther
Fotografia Still e Making Of: Raynara de Castro
Produção: Raynara de Castro e Ajosé Fontinelle
Finalização: 1150 Produções
Elenco: Érico Ferry, Flávio Lopes, Izídio Cunha, Caio Leon e Luiz Uchôa
Apoio: Consteng – Construção & Engenharia
Patrocínio: Armazém Paraíba, grupo Claudino, SIEC, SECULT-PI
Música
Voz: Érico Ferry
Guitarras: Érico Ferry, Caio Leon, Jean Medeiros
Baixo: Érico Ferry, Izídio Cunha
Bateria: Érico Ferry, Flávio Lopes
Sintetizadores: Érico Ferry
Programação: Érico Ferry
Letra: Érico Ferry