Teatro de Arena recebe a peça Crisálida de Ar em reflexão sobre a cultura patrimonial

Foto: Dani Gomes

Neste sábado (11), o Teatro de Arena, localizado na Praça da Bandeira, em Teresina, receberá a peça “Crisálida de Ar”, promovida pelo grupo Criativa Duo. O espetáculo, que acontece às 9h e é gratuito, integra o projeto “Cultura do Abandono”, uma iniciativa idealizada pelo jornalista Emanuel Pereira e realizada pela Band Piauí, com objetivo de fomentar a reflexão sobre o uso dos espaços culturais e valorizar os artistas e a cultura teresinense.

O projeto “Cultura do Abandono” inclui uma série de cinco reportagens que abordam a situação de equipamentos culturais subutilizados em Teresina. De acordo com Emanuel Pereira, o intuito é não apenas narrar o abandono desses espaços, mas também demonstrar seu potencial de ressignificação e revitalização como cenários para atividades artísticas e culturais.

“Queremos mostrar que, mesmo diante da desvalorização, a cultura resiste. Nossos artistas encontram alternativas criativas para se expressar; até uma calçada pode virar palco para eles”, ressalta o jornalista.

Foto: Alisson Carvalho

O Teatro de Arena, palco de eventos tradicionais como o Encontro de Violeiros e Festival Chapadão, é um dos locais destacados na iniciativa, mostrando como esses espaços podem ser ocupados e reintegrados à vida cultural da cidade.

A peça “Crisálida de Ar” aborda temas como trabalho análogo à escravidão, exploração de comunidades tradicionais e a marginalização de culturas. Além de tratar do patrimônio material e imaterial, a montagem homenageia o pensador Nego Bispo, cujas ideias orientaram os atores. A trilha sonora inclui composições de artistas piauienses como Narcoliricista, Tipuá e Hugo dos Santos.

Foto: Dani Gomes

“O espetáculo fala de resistência e memória cultural em um espaço que tem um significado profundo para nós, pois foi onde vimos grandes nomes do teatro, dança e música se apresentarem. Nomes que são nossas referências e que movimentaram ou continuam movimentando a cena”, destaca o ator Rakciell Leite.

O grupo Criativa Duo também investe em inclusão, oferecendo recursos de Libras e audiodescrição para tornar o espetáculo acessível a um público mais amplo.

A apresentação conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, reforçando a importância de projetos que promovem a ocupação de espaços culturais em Teresina. A iniciativa demonstra que, mesmo diante de desafios, a arte local permanece como uma força vital de transformação e resistência.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas