Advogada piauiense, Drª Conceição Carcará lança primeiro livro sobre sua vida e trajetória na advocacia

 

No próximo dia 03 de dezembro, a advogada e conselheira seccional da OAB–PI, Dr.ª Conceição Carcará, lançará seu primeiro livro intitulado “Uma vida dedicada à advocacia: minha história de superação e conquista”. O evento acontecerá no auditório da OAB do Estado.
Com mais de 40 anos de atuação no campo jurídico, a profissional é assídua na defesa pelos direitos humanos e pela justiça social, tendo ocupado, na OAB-PI, cargos como a vice-presidência e presidência da Comissão de Direitos Humanos e, atualmente, está como presidente da Comissão de Cidadania. Destaca-se, ainda, pelos seus nove anos como conselheira seccional na Casa por três mandatos (2016-2018, 2019-2021,2022-2024). Além disso, tem ganhado notoriedade pelo carisma que a faz conhecida em outros estados através da sua presença nas redes sociais. Para além de todas as conquistas, o livro contará sua trajetória desde a infância até os dias atuais.
Natural da cidade de Barras, no Norte piauiense, Maria da Conceição Carcará vem de uma família humilde e, aos 12 anos, após assistir uma sessão do Tribunal Popular do Juri, conduzida pelo então advogado Dr. Deusdeth Mendes, decidiu que seria advogada, realidade quase intangível para a época e para a condição em que se achava. Talvez por conta das incontáveis dificuldades do caminho, entendeu que deveria seguir firme e decidida até realizar o seu sonho.


A fim de cumprir seu projeto independente das adversidades, ela se mudou para Teresina, em janeiro de 1968, com o propósito de cursar o científico, hoje nomeado Ensino Médio.

“Essa experiência me ensinou a importância da força de vontade e da perseverança na busca de nossos sonhos, uma determinação que ainda me impulsiona na defesa dos meus clientes”, afirma a advogada.

Como defensora daqueles que não tinham condição financeira de lutar pelos seus direitos, Conceição optou por focar sua atuação na área criminal.

“Mesmo aprovada em vários concursos, entre eles o de Promotor de Justiça estadual em 1984, mantive minha paixão pela advocacia, buscando ajudar causas sociais, a liberdade e os menos favorecidos. Fundei meu escritório com foco na justiça para os marginalizados”, afirma a advogada. Dessa maneira, devido ao trabalho competente como criminalista, surgiram outros clientes de áreas diversas que ampliaram seu exercício como profissional de Direito.

Assim, a obra a ser lançada no início de dezembro contará a trajetória pessoal e profissional de Conceição Carcará, descrevendo estes e outros desafios enfrentados, além, é claro, das superações e conquistas.

Sair da versão mobile