As inscrições para as oficinas da II Mostra Piranhão de Cinema estão abertas até amanhã, dia 24 de novembro. O evento, que incentiva a produção audiovisual independente, oferece formações em diferentes áreas do cinema, com oficinas online e presenciais. Conheça as oficineiras:
Ana Clara Ribeiro – roteirista, diretora e pesquisadora desde 2012. Natural de Teresina, Piauí e baseada em Porto Velho, Rondônia, é formada em Comunicação Social (UFRJ), Mestrado em Audiovisual (Universidade de Lisboa) e Escrita Criativa (EICTV/Cuba). Trabalhou com edição, roteiro e pesquisa em produtoras como Conspiração, Luz Mágica, Luba Filmes e Estúdio Volante. Diretora-assistente, pesquisadora e roteirista da série documental “Favela Gay – Periferia LGBTQIA+” (2020), finalista do Prêmio ABRA e do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Diretora e roteirista do documentário “Loyello – Por uma psiquiatria libertadora” (2019). Pesquisadora e assistente de direção nos longa-metragens documentais “Henfil” (2017) e “Abrindo o Armário” (2017). Em 2021 foi professora-convidada na Universidad del Rosario – Colômbia e professora-convidada na pós-graduação do IED-RJ. Em 2020 foi selecionada para Bolsa Paradiso para Maestria em Escritura Creativa (EICTV-Cuba) onde escreveu seu primeiro longa-metragem de ficção. Em 2024 foi selecionada como bolsista no LabGuion (Colômbia) para desenvolvimento do seu longa “Interior”. Atualmente desenvolve projetos de ficção e não-ficção e colabora como tutora de projetos e professora de oficinas de cinema.
Rayane Teles – baiana, formada em Cinema e Audiovisual pela UESB e Mestre em Roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba (Bolsista pelo Projeto Paradiso/2022). Dirigiu e escreveu o curta metragem de ficção “O ovo”, com passagens por vários festivais e mostras. No momento está desenvolvendo dois longas metragens autorais, juntamente com produtoras parceiras.
Sabrina Lessa – graduada em Rádio e Tv e Letras pela UFRJ, está no mercado audiovisual desde 2009, onde começou estagiando na produção de novelas. Em 2011 migrou para a assistência de direção, onde atua até hoje. Durante esse tempo trabalhou em diversos formatos de conteúdo, desde realities até longa-metragens, passando séries para tv e streaming. Como 1ª Assistente de Direção, atuou em longas para o cinema, como Evidências do Amor (2023) e Gaby Estrella (2018), e as séries O Jogo que mudou a História (2024) e Rio Connection (2023) para a Globoplay, entre outros projetos. Também tem experiência com assistência de direção nos realities Socorro, meu filho come mal (2019) e Vida mais Bela (2019), para o canal GNT, e mais recentemente nas temporadas 4 e 5 do reality de humor LOL Brasil, ainda sem previsão de estreia.
Tayana Pinheiro – Sócia, produtora e diretora executiva da Clarté Filmes e Marahu Filmes, atua no setor audiovisual desde 2015. Além de assinar a produção executiva de diversas produções audiovisuais de publicidade, foi produtora executiva e diretora de produção do premiado curta-metragem Cabana (Melhor Curta – Festival do Rio 2023). É produtora executiva de um telefilme de ficção para Rede Globo com estreia prevista para 2025. Produtora executiva da segunda temporada da série documental Sabores da Floresta (Canal Futura) e coordenadora de produção executiva das séries documentais Olhares do Norte (TV Brasil) e Bar Brasil (Travel Box Brazil). É membro da APAN, Conselheira Municipal de Políticas Culturais Públicas de Belém e diretora dos projetos de formação MarahuLab e Territórios do Audiovisual.
A programação, que acontece entre os dias 11 e 15 de dezembro, é composta por atividades voltadas a temas como produção, roteiro, assistência de direção e cinema no interior. Confira as opções:
- Cinema no Interior (6h/Online): Com Rayane Teles, dias 11 e 12 de dezembro, das 9h às 12h. A oficina discute os desafios e processos de criação audiovisual fora dos grandes centros urbanos. Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScawKUvUjjX5vvozuDQe_iI-JWt6Sp7j0n141yK6IwSeGrInw/viewform
- Roteiro Audiovisual (6h/Online): Ministrada por Ana Clara Ribeiro, nos dias 12 e 13 de dezembro, das 9h às 12h. A proposta é abordar os fundamentos da escrita para produções audiovisuais. Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfDGbWysDneR4lvBjmveiQaSrcCQBSHniw4GUYOZlmvs1LNYg/viewform
- Produção Executiva (6h/Presencial): Tay Pinheiro conduz a atividade nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, das 14h às 16h. A oficina trata do planejamento e execução de projetos audiovisuais. Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdb8UDMCdBZMs9jLrDOEG1HVieuiN-FdVO_WQmZeHFSjkqiuQ/viewform
- Assistência de Direção (4h/Online): Sabrina Lessa ministra o curso nos dias 14 e 15 de dezembro, das 14h às 16h, abordando a organização e gestão no set de filmagem. Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe1US1nXhNHTNvLxRCAUMPHFvuCuDlKI7QDeSNTvqIhfWcjZg/viewform
A mostra presta homenagem a Nego Bispo, nascido em 1959 no Quilombo Saco-Curtume (PI). Defensor da cultura quilombola e ativista pelos direitos de sua comunidade, Bispo fundou o Centro de Educação e Cultura do Quilombo e foi uma voz ativa na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ).
Na abertura do evento, em 10 de dezembro, dia do aniversário de Nego Bispo, será exibido o filme “O Jucá da Volta”, dirigido por ele em parceria com Júnia Torres. O documentário retrata a vida nos quilombos piauienses e acompanha a história de Mestre Ernestino.