Barras-PI recebe a peça Crisálida de Ar no dia 30 de outubro

Foto: Dayvison Lima

O ESA (Educandário Santo Antônio) localizado no município de Barras-PI, recebe a peça Crisálida de Ar no dia 30 de outubro, quarta-feira, às 19h. Esse intercâmbio Cultural é promovido pelo Coletivo de Leitura Barras do Marataoã e da Cia de Teatro Vale do Longá, que vem movimentando a cultura do município e promovendo debates e saraus mensalmente.

 

A peça de teatro Crisálida de Ar vem cumprindo um papel de provocadora quando traz para a cena o tema do trabalho análogo a escravidão, além disso mostra a importância da acessibilidade para que a arte seja levada a todos os públicos. 

Foto: Dayvison Lima

Com o evento, a produção objetiva fortalecer o coletivo e ajudar na formação do público da cidade, além disso criar um debate sobre a exploração de trabalhadores já que a peça fala esse assunto colocando em cena os carvoeiros explorados e aliciados pelos chamados “gatos”, que contratam mão de obra barata para as carvoarias.

 

“Estou na torcida pela vinda do grupo Criativa Duo, com o espetáculo “Crisálida de Ar”, para Barras, porque a apresentação ao tratar da exploração dos corpos negros e como as comunidades tradicionais são violentadas instigará uma conscientização social na cidade, e consequentemente, catalizará mudanças sociais. Essas narrativas, infelizmente, muitas vezes, ficam à margem das discussões públicas e o grupo virá dar voz a histórias geralmente não contadas, destacando as lutas e as resistências de grupos marginalizados. Barras ganhará com o espetáculo e que, assim, surjam mais ações coletivas que busquem amenizar o preconceito e a desigualdade, favorecendo uma sociedade mais justa e inclusiva”, Jhonnes Sousa, membro do Coletivo de Leitura Barras do Marataoã.

Foto: Dayvison Lima

Segundo Jhonnes, recentemente houveram denúncias de casos de trabalhos análogos à escravidão em Barras. E o espetáculo ajuda a colocar o assunto em evidência, além de tentar sensibilizar a sociedade.

A peça já circulou por União, Pedro II, Teresina, Timon, Conselheiro Lafaiete-MG e agora se prepara para ir para Araruama, no Rio de Janeiro. Segundo o grupo, a ideia agora é circular não só apresentando a peça, mas também dialogando, participando de festivais e bate-papos.

Foto: Dayvison Lima

A peça conta com a pesquisa musical do baixista e professor de música Athos Rodolfo, que trabalha em cima das músicas dos artistas Narcoliricista, Tipuá e Hugo dos Santos, além da canção do cancioneiro venesuelano “Fuego Candela” e de sons representativos da história rememorando os povos escravizados.

 

Os ingressos para a apresentação estão sendo vendidos pelo Coletivo de Leitura Barras do Marataoã por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), com classificação indicativa para maiores de 10 anos. Os interessados podem entrar em contato com o Jhonnes pelo número: 86 9596-7411 ou pelo sympla: https://www.sympla.com.br/evento/crisalida-de-ar-espaco-esa-30-out/2683496

 

Sobre o Coletivo de Leitura Barras do Marataoã 

 

O Coletivo de Leitura Barras do Marataoã é um grupo surgido em 2019, liderado por jovens escritores e poetas, que visa valorizar a literatura piauiense e fazer jus a conhecida “Terra dos Intelectuais”, mediante bate-papos literários, saraus, oficinas criativas com literatos locais, reunindo-se, mensalmente, em praças, em escolas e em auditórios públicos do município barrense.

 

Sobre a Cia de Teatro Vale do Longá 

 

A Cia de Teatro Vale do Longá nasceu em 2016 e tornou-se Ponto de Cultura Viva reconhecida pelo MinC em 2018, em sua vivência atual busca promover a formação de público e o teatro alfabetizador na comunidade periférica que foi inicialmente pensada!

Foto: Dayvison Lima

Ficha Técnica:

Intérpretes : Rakciel Leite e Alisson Carvalho

Concepção e criação coreográfica : Rakciel Leite

Texto e Dramaturgia : Alisson Carvalho

Figurino : Criativa DUO

Maquiagem : Savana Victória

Preparação vocal : Johnny Ricky

Sonoplastia e pesquisa musical : Athos Rodolfo

Libras : Luania Caroline, Nayanna Najla e William Dias

Audiodescrição : Solange Lustosa e Márcia Cristina

Produção : Geleia Total

Classificação : 14 anos

Duração : 60 minutos

Contato: geleiatotal@gmail.com

Sair da versão mobile