Conheça a programação do JUNTA Festival que acontece entre os dias 15 e 20 de outubro, em Teresina

A programação reúne 12 espetáculos, com artistas de sete estados brasileiros e países como Argentina, Cabo Verde e França.

 

A 10ª edição do “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade”, o JUNTA X, acontece entre os dias 15 e 20 de outubro, em Teresina, nos teatros e espaços culturais conhecidos da cidade. O evento, que tem a dança como elemento principal, é feito para todos os públicos e para quem acredita na potência dos encontros que a arte provoca.

 

Em comemoração aos seus 10 anos, o Festival traz para Teresina uma programação extensa, diversa e gratuita. São 12 espetáculos, com artistas de sete estados brasileiros e países como Argentina, Cabo Verde e França, além de mostra de artistas piauienses para curadores convidados e as “Buchadas”, que são um espaço para conversar assuntos importantes e que precisam de tempo para digerir (assim como a típica comida nordestina que dá nome ao encontro), com artistas, curadores e produtores culturais.

 

O JUNTA X também será palco para seis obras de artistas nordestinos desenvolvidas dentro da INCUBADORA do Festival: um espaço de fomento a novas criações, com orientação artística e incentivo financeiro. As produções, selecionadas por meio de convocatória aberta ao público, estiveram em residência artística nos últimos dois meses e serão apresentadas durante a programação do JUNTA X.

 

Entre os destaques desta edição está o espetáculo L’Homme V. do francês Vincent Warin, que transcende o caráter esportivo do BMX e o transforma em uma linguagem poética de movimento. Nesta performance, a intersecção de acrobacias e melodias ao vivo cria um diálogo vibrante entre o homem e a máquina. Através de movimentos ousados e perspicazes, Vincent dança com sua bicicleta, alternando entre a leveza e a intensidade. O espetáculo acontece no Parque da Cidadania, no dia 19 de outubro (sábado), às 17h.

 

Sucesso de público e crítica, o Manifesto Transpofágico, de Renata Carvalho (SP), também está na programação. O espetáculo já circulou por nove países e é reconhecido como uma grande contribuição contra a transfobia. Renata “se veste” com sua própria pele para narrar a historicidade da sua corporeidade. Um processo performático de vida alimentado pela “transcestralidade”, a obra questiona como as pessoas enxergam o corpo travesti. O espetáculo será no Theatro 4 de Setembro, no dia 16 de outubro (quarta-feira), às 20h.

 

Toda a programação do JUNTA X é gratuita, com entrada solidária de 1kg de alimento não perecível e retirada de ingressos no Sympla (o link será disponibilizado na bio do instagram do Festival: @juntafestivalteresina). O Festival oferece ainda o “JUNTA TUR”, o serviço de deslocamento para o público do JUNTA X não perder nada por falta de transporte. Para mais detalhes, acompanhe as redes sociais do Festival.

 

SOBRE O JUNTA

 

É um festival-obra criado e dirigido a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves. Em sua 10ª edição (JUNTA X), é um festival consolidado e um dos importantes eventos artísticos do estado do Piauí, por ter público de Teresina e de todo o país. É um ponto de contato com trabalhos que são referências de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança no mundo, além de servir de plataforma para o fomento da produção artística local. O JUNTA X é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale.

 

PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS

 

Terça-feira, 15 de outubro | 20h

DANÇA MONSTRO – CIA DOS PÉS [AL]

Classificação: 18 anos

Local: Galeria Clube dos Diários

 

Quarta-feira, 16 de outubro à domingo, 20 de outubro | 10h às 14h | 15h às 19h 

TRABALHO NORMAL – CLÁUDIA MULLER [RJ/MG]

Classificação: Livre

Local: Sesc Cajuína

 

Quarta-feira, 16 de outubro

19h – MULHER MELANCIA – JANAÍNA LOBO [PI]

Classificação: 16 anos

Local: Biblioteca Cromwell de Carvalho (Auditório)

 

20h – MANIFESTO TRANSPOFÁGICO – RENATA CARVALHO [SP]

Classificação: 18 anos

Local: Theatro 4 de Setembro

 

Quinta-feira, 17 de outubro

19h – NO ESTOY SOLO – IVAN HAIDAR [AR]

Classificação: 18 anos

Local: Sesc Cajuína (Black Box)

 

20h – COMO SUPERAR O GRANDE CANSAÇO? – EDUARDO FUKUSHIMA [SP]

Classificação: Livre

Local: Teatro do Sesc Cajuína

 

Sexta-feira, 18 de outubro

19h – VAPOR: OCUPAÇÃO INFILTRÁVEL – ORIGINAL BOMBER CREW [PI]

Classificação: Livre

Local: Teatro do Sesc Cajuína

 

20h – <Tx[@]be/t_a | |=* – DJAM NEGUIN [CABO VERDE]

Classificação: Livre

Local: Biblioteca Cromwell de Carvalho (Cúpula)

 

Sábado, 19 de outubro

17h – L’HOMME V. – VINCENT WARIN/CIE 3.6/3.4 [FRANÇA]

Classificação: Livre

Local: Parque da Cidadania

 

19h – FORTALEZA 2040 – ANDREIA PIRES, GEANE ALBUQUERQUE E HONÓRIO FELIX [CE]

Classificação: 16 anos

Local: Sesc Cajuína (Black Box)

 

20h – A BÔIA – AMANDA OLIVEIRA [PI/MA]

Classificação: 16 anos

Local: Teatro do Sesc Cajuína

 

Domingo, 20 de outubro | 19h

OCO – BALÉ DA CIDADE DE TERESINA [PI]

Classificação: Livre

Local: Teatro do Sesc Cajuína

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas