Sou uma escutadora de histórias de longa data. Desde que me lembro, as pessoas partilham suas intimidades comigo. Não sei ao certo qual a razão disso, se passo segurança, acolhimento ou não julgamento. Talvez as pessoas sintam que podem se despir comigo porque não uso máscaras, não me reprimo e busco ser coerente entre o que eu digo e o que eu faço. Independente da causa, a consequência é que sou toda ouvidos, e gosto de sê-lo.
Na qualidade de audiente, me vejo às voltas com questões afetivas e emocionais. É gente que ama e é maltratada o tempo todo. Li em algum lugar que o que nos mantém sensível às questões do mundo é a nossa capacidade de nos chocar, nos indignar e nos revoltar perante os absurdos à nossa volta. Talvez isso tenha ficado em meu inconsciente, pois estou sempre indignada. Ouço as histórias dos meus narradores com profunda consternação.
Não sei se isso me faz uma pessoa melhor ou mais decente, mas seguramente me faz querer mover as coisas, movimentar. Sou o tipo que acredita em cura pelas palavras, que acha que palavras não ditas viram malditas, por isso ouço, por isso falo, por isso escrevo.
Dizem que escrever é uma arte, deve ser mesmo. Arte também é saber ouvir com atenção e afeto, apreender com o espírito. Sempre que a gente fala com alguém e a pessoa não larga o celular, a vontade de continuar partilhando se dissipa, por outro lado, quando o receptor deixa o aparelho de lado e olha para a gente, dedicando real atenção ao que é dito, o efeito é inverso, a vontade de continuar falando aumenta.
Caso algum dos leitores tenha dificuldade em olhar além do próprio umbigo, recomendo começar abaixando o volume dos próprios pensamentos, assim é mais fácil receber o que vem de fora. O exercício de lembrar que sempre podemos estar do outro lado ajuda.
Quem fala de peito aberto merece atenção. Para ouvir basta que não se tape os ouvidos, mas para escutar é preciso abrir os olhos e arregaçar a alma.
Tem alguma história para partilhar comigo? Eu vou adorar saber. Sobre qualquer assunto, os felizes e tristes, de famílias, amantes, amigos, festas, morte, paixão ou doença. Tudo vale. Posso garantir uma escuta atenta e forte.
Email: deniseverasletras@gmail.com
Instagram: @deniseveras1
Ilustração: “Bela vista de uma estrada que atravessa os campos sob o céu colorido de tirar o fôlego”. Disponível para uso gratuito em: https://br.freepik.com/fotos-gratis/bela-vista-de-uma-estrada-que-atravessa-os-campos-sob-o-ceu-colorido-de-tirar-o-folego_10073838.htm#fromView=search&page=1&position=10&uuid=d2847551-2adc-4d64-b660-dec74cc76add