O debate sobre o trabalho análogo à escravidão conquista espaço nos palcos teresinenses

Foto: Guilherme Carvalho

Em comemoração aos 130 anos do Theatro 4 de Setembro, o grupo de teatro Criativa DUO apresenta a peça Crisálida de Ar no dia 5 de setembro (quinta-feira), às 18h, no Teatro Torquato Neto, localizado no Clube dos Diários de Teresina. A peça aborda a exploração do trabalho na contemporaneidade, tendo como ponto de partida as carvoarias.

Foto: Guilherme Carvalho

Crisálida de Ar narra, de maneira artística, a história de pessoas afetadas pela exploração e ganância dos financiadores do trabalho análogo à escravidão. Embora o foco esteja nas carvoarias, a peça mostra que há outras formas de exploração, inclusive em ambientes urbanos. O grupo ressalta que, este ano, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou a chamada “Lista Suja”, que expôs uma realidade preocupante: 248 empregadores foram adicionados ao Cadastro, dos quais 43 foram classificados como promotores de práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico.

O grupo de teatro vem instigando o público ao debater e alertar sobre as consequências deixadas pela exploração do trabalho, além de defender o acesso amplo aos equipamentos culturais, promovendo a inclusão com intérpretes de Libras e audiodescrição nos palcos.

Foto: Guilherme Carvalho

“‘Crisálida de Ar começou como uma pesquisa das corporalidades dentro das carvoarias. A ideia era estudar como os trabalhadores desenvolviam seus movimentos e dinâmicas para minimizar o impacto do peso dos sacos de carvão e do calor do ambiente. A partir disso, emergiram as temáticas da exploração e das violências, sendo impossível ignorar essa triste realidade”, explica Rakciel Leite.

A pesquisa sonora foi conduzida pelo baixista Athos Rodolfo, que destaca a importância da obra dos músicos Narcoliricista, Tipuá e Hugo dos Santos para a composição da dramaturgia da cena. Além disso, os sons utilizados evocam a história de resistência dos corpos submetidos à escravidão. Entre as referências textuais, o grupo cita a obra de Nego Bispo e o poeta Solano Trindade.

A entrada para a peça e demais eventos será mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ou ração para animais. O evento se estende até o dia 6 de setembro, com uma programação repleta de atrações das mais diversas áreas.

 

Ficha Técnica

 

Concepção e criação coreográfica: Rakciel Leite

Texto e Dramaturgia: Alisson Carvalho

Figurino: Rakciel Leite

Cenário: Criativa DUO

Sonoplastia: Athos Rodolfo

Audiodescrição: Solange Lustosa e Márcia Cristina

Libras: Luania Paiva e Nayanna Najla

Fotos: Guilherme Carvalho

Classificação: 14

Duração: 60 min

 

Sair da versão mobile