Teresina celebra Dia da Cultura Nordestina com tradicional Procissão das Sanfonas

O dia da Cultura Nordestina acontece, nesta sexta-feira (2), e será celebrado em Teresina com uma Procissão de Sanfonas, que este ano chega a sua edição de número 16.

A Procissão das Sanfonas é um evento gratuito, diversificado, multigeracional, que acontece com a participação de dezenas de sanfoneiros, músicos e entusiastas da cultura nordestina. A concentração será a partir das 15h, na Catedral de Nossa Senhora das Dores, com percurso pelo calçadão da Rua Simplício Mendes, e encerramento em frente ao Museu do Piauí, com palco montado onde acontecerão homenagens, premiações e apresentações culturais. Bonecos gigantes de Luiz Gonzaga, Padre Cícero, Lampião e Maria Bonita acompanham o cortejo cultural.

O dia 2 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia da Cultura Nordestina, como forma de homenagear o músico brasileiro Luiz Gonzaga, falecido em 2 de agosto de 1989. Com o mote: “Do Padim 180, João do Vale, são 90”, este ano, além de recordar os 35 anos de saudade do Rei do Baião, o evento festeja os 180 anos do nascimento de Padre Cícero (sacerdote católico brasileiro nascido em 24 de março de 1844).

“Nossa intenção é também atrair os jovens para esse movimento de valorização da cultura nordestina. Colaborar com a revitalização do Centro de Teresina. E, claro, valorizar o legado e o trabalho daqueles que muito fizeram e fazem pela cultura nordestina. A Procissão é um evento que também tem amplificado o interesse das pessoas pelo instrumento acordeon. A cada ano, cresce a participação de jovens sanfoneiros e sanfoneiras”, diz o professor Wilson Seraine, um dos idealizadores do evento.

Promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí, a Procissão conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Museu do Piauí, e apoio da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC).

Sair da versão mobile