Escola de samba Brasa Samba é reorganizada juridicamente em Teresina após 8 anos sem desfilar no carnaval

 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Brasa Samba, desfilou pela última vez no carnaval teresinense em 2016, em fevereiro deste ano completou 55 anos, e participou do tradicional carnaval “Um Dedim de Paçoca no Saci”, com apresentação da Bateria da escola de samba. A Escola elegeu no último domingo 14 de julho, no Espaço Cultural DEDIM DE PAÇOCA, a nova diretoria executiva da agremiação.

Hidelbrando Farias e Vinícius Ferreira foram eleitos presidente e vice-presidente da Escola de Samba Brasa Samba. Quatro mulheres também farão parte da direção do Grêmio Recreativo, Ramy, Lorena Moura, Sabrina Talita e Jéssica Santos. Ramy Cunha representa a família de Torquato Neto que em novembro faria 80 anos. Torquato foi músico e compôs junto com Silizinho o samba enredo da Brasa Samba para o Carnaval de 1970.
Messias Júnior, presidente da Associação Carnavalesca Bloco do Paçoca e o contador Ademar Oliveira também estão na composição da Direção da Brasa Samba.

Casal de Mestre-sala e Porta-Bandeira do último ano em que a Brasa Samba Desfilou (em 2016). A Fantasia dos dois significava a Eterna Dança dos Astros Sol e Lua.

“Acredito que coordenar esse projeto paçoca na brasa” vai estimular as escolas, os blocos a lutar pela salvaguarda do carnaval de Teresina, inclusive ampliar a participação no THE carnaval um projeto que está desde 2022 visando revitalizar o carnaval da nossa cidade. O carnaval está parado, temos blocos tradicionais como o Sanatório Geral, que foi para a avenida Marechal Castelo Branco como uma marca, como um bloco que sai como uma comunidade tradicional. O corso do Zé Pereira precisa ser revitalizado, não tem mais carro fantasiado desfilando. Esse é o desafio, fortalecer o carnaval de rua de Teresina, por meio dos blocos, das escolas de samba, das festas populares, colocando as crianças, a juventude para participar do carnaval tradicional”, disse Messias.

Durante a Assembleia Geral dos sócios da Escola de Samba Brasa Samba também foi renovada a parceria com o Bloco do Paçoca e anunciado a circulação do projeto PAÇOCA NA BRASA pelos bairros de Teresina já nos preparativos para o Carnaval 2025.
O Mestre Hidelbrando Farias, eleito presidente da Brasa Samba foi durante muitos anos o chefe de bateria da Escola de Samba de Teresina e é um músico profissional que toca em diversas rodas de samba de Teresina. Também foi um dos fundadores do Grupo Samba Mania. Vinícius Ferreira, vice-presidente da agremiação carnavalesca é professor, advogado e vereador de Teresina.

Hidelbrando Farias, eleito presidente da brasa samba e Messias Júnior presidente da Associação Carnavalesca Bloco do Paçoca

Na Assembleia Geral que elegeu a nova diretoria da Brasa Samba o presidente eleito, Mestre Hidelbrando destacou a importância da Brasa Samba para o Carnaval de Teresina e pediu aos sócios presente empenho para levantar a escola e voltar com os desfiles das escolas de samba.

“Estamos praticamente iniciando do zero, precisaremos da colaboração de todos vocês para ajudar nessa reconstrução” falou o presidente. O Vice-presidente, Vinícius também na mesma linha se colocou a disposição não só para ajudar na reconstrução da escola, mas também na revitalização do carnaval de Teresina. “Meu objetivo na direção da escola é contribuir com a recriação da Brasa Samba e também com a revitalização do carnaval de Teresina, trazendo alegria, cultura e aquecimento da economia criativa” enfatizou Vinícius.

Messias Júnior será o coordenador do Projeto Paçoca na Brasa e vai compor o conselho de ex-presidentes da escola ao lado de Eliane Carvalho e Ubiratan.

 

Sair da versão mobile