A Geleia Total participou da 3ª Feira Literária de Barra Grande (FLIBG) que foi um evento inesquecível. Segundo Rose Gomez, integrante da Geleia Total, foi uma experiência engrandecedora e que certamente marcará o coletivo, pois o evento promoveu ótimos debates, além de ter proporcionado um contato com outros artistas e com a população.
Realizada nos dias 27, 28 e 29 de junho de 2024, em Cajueiro da Praia – Piauí. A abertura oficial ocorreu às 8h do dia 27 de junho, marcando o início da feira literária e cultural.
“A Feira mostrou também como respira a cultura piauiense, por meio dela conhecemos também muitas experiências de pescadores, de moradores da região e artistas que estão ocupando muitos espaços”, frisa a poeta Rose Gomez.
A feira integrou gerações com uma programação diversificada que atendeu todos os públicos. Os professores Dr. Silvino Filho e o Prof. Dr. Feliciano Bezerra fizeram parte da conferência de abertura intitulada “Literatura Negra das Américas: a poética de Elio Ferreira”, além disso receberam homenagens em nome de Elio Ferreira durante vários momentos do evento.
“Por ocasião da solenidade de abertura, a esposa do professor Elio Ferreira, Francira Ricarte, recebeu, das mãos da Coordenadora Geral da Feira, Josylene Neres, um certificado em honra aos trabalhos prestados pelo professor Elio Ferreira à cultura piauiense e brasileira. Nesse sentido, nós – amigos, familiares, administradores e conhecidos do professor Elio Ferreira nos sentimos prestigiados e honrados pela 3° Edição da Feira Literária de Barra Grande”, pontua o professor Silvino Filho.
A cerimônia contou com a presença de diversas figuras importantes, incluindo a escritora e editora Marleide Lins, homenageada do evento, e a família do escritor e professor Elio Ferreira, que foi homenageado in memoriam. Também estiveram presentes autoridades municipais, artistas, instituições de ensino e a comunidade em geral, tornando o evento ainda mais significativo.
A FLIBG é um evento literário anual que tem como palco a praia de Barra Grande, um encantador povoado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí. O projeto visa promover a literatura e a cultura, incentivando o gosto pela leitura e fortalecendo a identidade cultural das comunidades locais. A programação do evento incluiu uma série de atividades literárias, como palestras, oficinas, exposições de livros e apresentações de autores locais e regionais, especialmente daqueles dos estados que compõem a Rota das Emoções. Além disso, outras atividades artísticas relacionadas à literatura, como as rodas de bate-papo, enriqueceram a experiência dos participantes.
Segundo o autor e mediador Ítalo Damasceno, a Feira Literária de Barra Grande foi um momento especial, pois tem um clima bem específico que fomenta a interação entre os participantes. Além disso, a proposta dos bate-papos em ambientes abertos permite uma ampla participação do público.
Para Ítalo, diferente de outras feiras literárias nas quais os eventos acontecem em ambientes fechados, como auditórios e salas, a FLIBG promove bate-papos em locais onde há circulação. Isso apresenta pontos negativos, como a concorrência de sons, mas também pontos positivos, justamente por não haver controle sobre onde a informação sobre literatura, debates e declamações de poesia vai chegar.
“Isso torna esse evento tão especial. Predispõe tanto quem está lá para o encontro quanto aqueles que não estavam preparados para participar a se manifestarem, a se juntarem ao encontro, a trazerem a sua arte e a acrescentarem ao grupo. É muito emocionante, é algo muito específico de Barra Grande e eu quero repetir o máximo que eu puder”, completa Ítalo Damasceno.
Segundo Josilene Neres, idealizadora e organizadora do evento, ideia de criar a FLIBG surgiu da necessidade de aproximar a literatura das comunidades locais, oferecendo um espaço de aprendizado e entretenimento cultural. Uma das iniciativas mais louváveis do evento foi a entrega de Cheque-livros para crianças e jovens de escolas públicas, assim como para a comunidade de pescadores que tradicionalmente tem pouco acesso aos livros e outros bens culturais. Essa ação reflete o compromisso da FLIBG em promover a leitura e valorizar a cultura regional.
Com uma programação rica e diversa, a FLIBG conseguiu não só atrair visitantes e participantes, mas também fortalecer os laços culturais e literários da região, garantindo que a literatura continue sendo um pilar fundamental para o desenvolvimento e a identidade das comunidades envolvidas.
Veja mais fotos:
Siga a FLIBG nas redes sociais: