Obra que aborda as narrativas indígenas no Piauí e Maranhão será lançada no SaLiPi nesta quinta-feira (13)

NARRATIVAS INDÍGENAS e CULTURA MATERIAL: PIAUÍ e MARANHÃO será lançada no SALIPI, no dia 13 de junho, às 17h. Além do seu lançamento teremos uma “Mesa temática” com a presença das organizadoras da obra, Marleide Lins e Síria Borges, Deus, e dos indígenas que, também, assinam artigos, Kaio de Oliveira Pompeu (Guajajara) e Rodolfo de Sousa (Tabajara).

A Avant Garde Edições inaugura, com este livro, a série PIRÃO, uma referência simbólica aos estados do Piauí e Maranhão. O objetivo do selo é investigar e publicar sobre a expressividade cultural e étnica nas suas mais diversas vertentes do campo das humanidades, pontuando traços de historicidade que aproximam os piauienses e maranhenses. Simbolicamente, por sua representatividade e vivência, o prefácio desta obra é assinado pela ministra Sonia Guajajara.

Esta primeira publicação, Narrativas indígenas e cultura material: Piauí e Maranhão, a autoria é compartilhada por várias mentes e mãos: investigadores indígenas e não indígenas, jovens estudantes indígenas, caciques, pajés e lideranças comunitárias, com o objetivo de aproximar a formalidade acadêmica dos conhecimentos indígenas de tradição oral por meio da temática da cultura material.

A obra reconhece a participação e a importância da perspectiva indígena sobre a pesquisa e a autoria dos resultados publicados. Propositalmente, é um teste para uma prática teórica e metodológica que almeja compartilhar saberes coletivamente: não se pesquisa e não se publica sobre os indígenas, mas com eles e para nós, sociedade brasileira de formação étnica e cultura plural.

A Avant Garde Edições agradece a todos pela participação: comunidades indígenas no Piauí e Maranhão, investigadores acadêmicos e instituições parceiras – Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (ASSAAC), Faculdade do Centro Maranhense (FCMA/UNICENTRO) e Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão/CPHNAMA, assim como, ao substancial patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (SECULT) / Governo do Estado do Piauí.

Sair da versão mobile