Espetáculo teatral promove debate sobre o trabalho análogo à escravidão

Foto: José Ailson Nascimento

Com uma temática social que fala sobre o trabalho análogo à escravidão, o grupo de teatro Criativa DUO apresenta em Teresina a peça “Crisálida de Ar” que vai abordar as formas como o trabalhador é explorado na contemporaneidade. A peça será apresentada no dia 01 de junho, sábado, no  Teatro Torquato Neto às 19h e conta com recursos de acessibilidade como intérpretes de libras.

O grupo frisa que, apesar da resistência das corporações em dar espaço para esse assunto, o papel do artista é tocar em conteúdos considerados delicados e não apenas entreter, dessa forma o Criativa DUO vem tentando romper com as fronteiras e já se prepara para apresentar em outras cidades piauienses, assim como em outros estados.

Foto: José Ailson Nascimento

“Crisálida de Ar” narra, de maneira artística, a história de pessoas afetadas pela exploração e ganância de quem financia o trabalho análogo à escravidão. Embora o foco seja nas carvoarias, a peça mostra que existem outras formas de exploração, inclusive em ambientes urbanos. Com isso, o grupo crava que este ano o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou a chamada “Lista Suja” na qual expunha uma realidade onde 248 empregadores foram adicionados ao Cadastro, e, dentro desse número, 43 foram classificados como promovendo práticas de trabalho análogo à escravidão no âmbito doméstico.

 

Para os atores, o teatro cumpre a sua função de provocar, mas é preciso ficar atento, pois muitas vidas são marcadas pela tragédia da exploração, inclusive muitos dos relatos colhidos são ditos na própria peça. 

Foto: José Ailson Nascimento

A pesquisa do Criativa DUO se baseia na análise da educação dos corpos em comunidades tradicionais, e concomitantemente o impacto que determinadas iniciativas produzem nesses espaços, modificando o dia a dia dos moradores e marcando as histórias dessas pessoas. Com isso, a pesquisa acabou tocando em questões como o papel social do trabalho nas comunidades, a relação das comunidades com a preservação do meio ambiente, etc.

 

“A ‘Crisálida de Ar’ foi uma pesquisa sobre a subjetividade dos corpos dos carvoeiros, queríamos saber como acontecia a transformação de um corpo dentro das carvoarias e o que modificava dentro do ambiente de trabalho, além das próprias tensões corporais geradas pelo transporte das cargas e pelas ações vivenciadas nas carvoarias. Acabamos descobrindo um universo de situações, muitas violências e muito desgaste. Corpos repletos de sonhos, olhares cheios de esperança mesmo com as exaustivas horas de trabalho”, rememora frisa Rakciel Leite.

 

A partitura musical do grupo, estudada pelo baixista e professor de música Athos Rodolfo, tem canções de piauienses como Narcoliricista, Tipuá e Hugo dos Santos, além de trechos de canções remetendo a historiografia musical e peças que envolvem a história dos negros. O grupo também faz uma homenagem ao Nego Bispo, que foi uma das fontes de pesquisa para fundamentar o trabalho do grupo. 

Foto: José Ailson Nascimento

O espetáculo já circulou pelas mostras de arte Calçada Cultural da AMI, Mostra de Arte Uniartes em União e Festival O Canto da Arte em Pedro II. A temporada da peça continua no mês de julho com apresentações no Teatro Torquato Neto no dia 06 de julho (sábado) e no Theatro 4 de Setembro no dia 25 de julho (quarta-feira), ambas com recurso intérpretes de libras, além de audiodescrição. E o grupo se apresenta também no XXII FACE (Festival de Artes Cênicas) de Conselheiro Lafaiete em Minas Gerais.

 

Sobre os intérpretes

Foto: José Ailson Nascimento

Rakciel Leite é bailarino, coreógrafo e ator. Iniciou sua carreira artística em 2005 na CIA de Dança Cynthia Layana onde participou de diversos festivais de dança tanto estaduais quanto no Norte e Nordeste. Em 2009 o artista começou a desenvolver estudos coreográficos com as danças Populares Brasileiras e a Dança Contemporânea, assim se identificando e destacando-se cada vez mais com esse lado artístico. Participou, desde então, de muitos festivais de dança de Teresina, festivais regionais e festivais nacionais como o Festival de Dança de Joinville. Como coreógrafo montou espetáculos em escolas e em projetos sociais como a Escola Municipal de Artes Beija-Flor. 

Foto: José Ailson Nascimento

Alisson Carvalho é ator e diretor de teatro. Participou da Trupe Liceu Piauiense nos anos de 2006 e 2007, onde atuou como ator nas peças teatrais: Provocações (2006) e Relações (2007). Ingressou no grupo de teatro Renascer no mesmo ano e, além disso, participou do Núcleo de Criação Teatral do Teatro do Boi, onde atuou como ator no espetáculo Boa Sorte Crispim (2008). Posteriormente ingressa no grupo de teatro Épica Cia de Criação e atua como ator nos espetáculos: Sangue (2008), Três (2009) e Secante (2010). No mesmo grupo atua como oficineiro no projeto Encontros Épicos patrocinado pelo BNB e como atua como diretor na peça Uma cama quebrada (2019). Atuou também como diretor no espetáculo Nós do Piauí (2019).

Atualmente participa do grupo Criativa DUO, onde atua como ator e diretor no espetáculo Crisálida de Ar (2023). Alisson participou de inúmeros festivais de teatro no estado como festivais de teatro de Teresina, da Juventude, festivais de Dança, festival de Floriano, Festival de Timon e festivais Nacionais e Internacionais como o Festival de Teatro Estudantil do Agreste em Caruaru durante dois anos, Festival Internacional em João Pessoa, entre outros.

 

Ficha Técnica

 

Concepção e criação coreográfica: Rakciel Leite

Texto e Dramaturgia: Alisson Carvalho

Figurino: Rakciel Leite

Cenário: Criativa DUO

Maquiagem: Savana Victória

Sonoplastia: Athos Rodolfo

Fotos: José Ailson

Produção: Geleia Total

Classificação: Livre

Duração: 60 min

 

Serviço:

 

“Crisálida de Ar” 

Local: Teatro Torquato Neto

Dia: 01/06

Horário: 19h

Sair da versão mobile