A Növa, banda piauiense formada em 2004 na capital Teresina, comemora duas décadas de história com o lançamento de seu terceiro álbum, “HIGH“. O trio, que atualmente conta com Fernando Castelo Branco no baixo, Rubens Lerneh na guitarra, programações e voz, e Raylanne Leal nas guitarras e violões, marcou sua trajetória com várias formações e apresentações em diversas localidades, incluindo o Ceará e o Maranhão.
Em sua jornada, a Növa lançou uma demo, dois EPs, dois álbuns (um de estúdio e um ao vivo) e vários singles. Com “HIGH”, o trio celebra seus 20 anos com um trabalho que reflete os desafios e transformações recentes. O álbum, composto por 10 faixas inéditas ou produzidas com a formação atual, é descrito pelo vocalista e principal compositor Rubens Lerneh como uma resposta às turbulências dos últimos anos.
“O título tem relação direta com o que a gente passou nestes últimos anos, com o mundo numa espiral de loucura, com extrema-direita pipocando por todo lado, com pandemia, com nossos monstros interiores etc. E enfrentar isso tudo sozinho, de ‘cara limpa’, foi e é bem complicado”, explica Rubens.
Ouça “HIGH”, novo álbum de estúdio do trio indie rock piauiense Növa: https://music.youtube.com/Növa
A produção de “HIGH” foi influenciada pela pandemia, que atrasou o processo e tornou o lançamento um presente de 20 anos para a banda.
“O trabalho virou um presente dos 20 anos da banda por conta da pandemia, que atrasou todo um processo e também deixou tudo mais lento. Serviu também como válvula de escape de tudo de ruim que o mundo e os integrantes estavam sentindo”, comenta Rubens.
O álbum mescla elementos sonoros de todas as fases da banda, desde o início mais garageiro com influências de Sonic Youth e Dinosaur Jr., até a atual sonoridade shoegaze e repleta de efeitos.
Ouça: https://open.spotify.com/Növa
“No começo, as músicas eram mais garageiras, tinham uma pegada mais Sonic Youth/Dinosaur Jr. Depois foram ficando mais melódicas. Por fim, agora estão mais shoegaze, mais viajantes, tem mais efeitos. Não sei se isso tem diretamente a ver com mudanças de formação, você acaba sendo a soma das coisas que você escuta, até mesmo por tabela”, diz Fernando Castelo Branco, baixista e um dos fundadores da banda.
As letras das faixas, elaboradas antes mesmo da pandemia, refletem o peso do período da Covid-19, abordando temas como depressão e resiliência em “No Stop”, solidão em “Abstinence” e a coragem de enfrentar o desconhecido em “Dracula’s Song”. O álbum também apresenta vinhetas instrumentais, uma novidade na discografia da banda, que contribuíram para enriquecer a compreensão dos estilos e a relação entre os instrumentos.
O lançamento de “HIGH” é uma parceria com o selo virtual HC REC, do blog de música brasileira Hominis Canidae, que celebrará 15 anos de atividades em junho.
FICHA TÈNICA:
Produzido por: Növa
Gravado, mixado e masterizado por: Rubens Lerneh
Arte da Capa: Raylanne Leal
Gravado no Estúdio Dombily Records entre jan/2021 e dez/2023.
Distribuição: Tratore
Lançamento: Hominis Canidae REC
Növa é:
Fernando Castelo Branco (Baixo)
Raylanne Leal (Guitarras e violões)
Rubens Lerneh (Voz, guitarras, violões e programações)