Aqueles que de mim se aproximarem, peço que tenham a decência de não fazerem perguntas demais. Não porque estas me aborreçam, é apenas porque não saberei responder. Vejam vocês, estou sempre assim, sequiosa de respostas, angustiada com as coisas da vida. E por quê? Também não sei, posso apenas supor.
Dia desses, em conversa informal, um colega me disse que sempre que me vê eu estou assim. Assim como? Eu quis entender a que traço da minha estranha personalidade meu interlocutor se referia.
— Cansada. Você está sempre cansada.
— Já me disseram isso.
— Todas as vezes que conversamos você está desse jeito, com essas questões existenciais.
Nesse momento fiz uma pausa na atenção que eu dedicava a ele e foquei em meus próprios pensamentos. De fato, estou sempre cansada, mas terei eu culpa nisso? Serei responsável por isso também?
— Você precisa relaxar.
— Você não pode estar me dizendo isso.
— Olhe para mim, eu também me estresso, tenho as minhas questões, mas eu relaxo. Encontro momentos para isso.
Por mais que eu quisesse acreditar na boa vontade do conselho dele, não consegui. Era impossível aceitar que houvesse algo além de malícia sexista travestida de conselho bem-amado.
Ainda que ele não se desse conta, ele estava sendo machista. Por que será que as mulheres é que estão sempre cansadas? Sobretudo as mulheres com múltiplas atividades como trabalhar fora, gerenciar vida doméstica, cuidar de filhos – atípicos, no meu caso – e, como não bastasse, ainda se atrevem a sonhar e mais, têm a ousadia de tentar realizá-los.
— Você deve ter razão, eu preciso relaxar.
O resto da sentença eu guardei dos dentes para a garganta, ruminando entrementes: só não sei em que momento farei o que ele sugeriu. Quem sabe se ele assumir o meu lugar em meus quatro turnos (porque eu também não durmo).
Talvez não seja necessário dizer que esse tipo de pensamento não é só dos homens, mas quando açoitam o lombo de uma mulher cansada, é sempre um homem.
Tem alguma história para partilhar comigo? Eu vou adorar saber. Sobre qualquer assunto, os felizes e tristes, de famílias, amantes, amigos, festas, morte, paixão ou doença. Tudo vale. Posso garantir uma escuta atenta e forte.
Email: deniseverasletras@gmail.com
Instagram: @deniseveras1
Ilustração: “Mulher de negócios ocupada trabalhando em casa”. Disponível para uso gratuito em: <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-negocios-ocupada-trabalhando-em-casa_12233511.htm#fromView=search&page=1&position=49&uuid=e1c9e1f2-1a39-40df-b74e-60162027a9bf”>Imagem de gpointstudio</a> no Freepik
Excelente reflexão!! Que texto maravilhoso! Parabéns Denise! Adoro seus textos. 👏🏽👏🏽👏🏽