O Museu do Mar sediará o 2º Festival Solos Litorâneos em Parnaíba, entre os dias 13 e 17 de dezembro. O evento, que aborda a temática “Vai dar certo!”, oferecerá uma oficina de Improvisação em Dança-Teatro ministrada por Fernanda Veina. Os espetáculos, diversificados para atender a todos os gostos, requerem apenas a doação de 1 pacote de absorvente como entrada, destinado ao projeto Pobreza Menstrual PHB.
Carmem Carvalho, organizadora do festival e também atriz e diretora, destaca que o evento funciona como uma vitrine para monólogos produzidos no Piauí. Durante a mostra, o público terá a oportunidade de apreciar os processos artísticos de cada artista convidado. A ação visa colocar em evidência os artistas, proporcionando diálogo com o público, valorizando seus trabalhos e ocupando socialmente o espaço do Museu do Mar.
Carmem Carvalho, também idealizadora do Festival de Monólogos Ana Maria Rêgo, conta que trouxe para o litoral a experiência de produzir um festival de monólogos e que as suas expectativas são as melhores, de que o Festival Solos Litorâneos conquiste cada vez mais espaço e seja acolhido pelo público e pela classe artística.
Confira a Programação:
13/12 (QUARTA-FEIRA)
19h: FLORES INCULTAS
Com Sharles Nascimento / CIA. SHARLES NASCIMENTO
Sinopse: O ator e bailarino Sharles Nascimento apresenta o poema “Flores Incultas”, da poetisa Luiza Amélia de Queiroz. Sob a percepção da imagem/lembrança, corpo/poesia e a licença poética, o artista constrói sua obra apresentada através da leitura performática. Demonstrando que a memória pode ser utilizada no presente, onde o sujeito poético faz uso da poesia acrescida de fatos e intenções.
Indicação: Livre Duração: 35 min
Ficha técnica:
Autora: Poetisa Luiza Amélia de Queiroz Diretor, Ator, Adereço, Figurino e Cenário: Sharles Nascimento
Trilha Sonora: Renato Lipinski Adereço: Telma Regiane
19:40: FADO VADIO
Com Fernanda Veiga / NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA
Sinopse: Numa tentativa de transitar o fado por vias nacionais, a performance `Fado vadio´ conta com a voz de Fernanda Veiga – que sob ares poéticos e teatrais dá ao público a chance de conhecer uma seleção especial do repertório Luso.
Indicação: Livre Duração: 20 min
Ficha técnica
Intérprete-criadora: Fernanda Veiga
Desenho cênico e arranjo poético: tatoquasenada Figurino: tatoquasenada
20:00: A VEGANA – UMA COMÉDIA LGBTQIAPN+
Com Roberto Portela / STUDIO TUCUNZEIRO DE TEATRO
Sinopse: A comédia narra a história de um diretor de teatro cuja formação clássica o leva a construir uma narrativa inspirada na sua própria vida. Cansado dos rígidos padrões da dramaturgia, ele opta pela comédia popular inspirada no palhaço da arte circense e nas revistas teatrais brasileiras, a começar pelo título A VEGANA, UMA COMÉD|A LGBTQIA+. Adepto do veganismo e pertencente à comunidade LGBT, o diretor brinca com a própria história de vida através de 5 esquetes: o Teatro; Próstata; Pai recente; Tio louco e Sacristão.
Indicação: 18 anos
Duração: 40 min
FICHA TÉCNICA
Autor: Fábio Christian Diretor: Chiquinho pereira Ator: Roberto Portela Figurino: Amanda rocha
Cenário/trilha sonora: Almir Rocha (domínio público) Iluminação: Almir Rocha
Adereço: Roberto Portela
Corpo e Movimento: Roberto Portela e Emyy Raven
14/12 (QUINTA-FEIRA)
19H: ANJO DESFIGURADO
Com Ryck Costa / COLETIVO CABAÇA
Sinopse: “Anjo Desfigurado” é o resultado da Residência Artística proposta pelo Coletivo Cabaça (PI), com a ATeliê VoadOR (BA) e o Coletivo CoAto (BA), uma encenação testemunhal entrecruzada com a obra do poeta piauiense Torquato Neto. Em estado caótico, o sujeito desfigurado pela depressão e pelo pensamento suicida, atua borrando o tempo, o espaço, o pensamento colonial, a ficção e a realidade. O resultado é, assim, apresentando ao público uma experiência cênica sensorial e intimista.
Indicação: 16 anos Duração: 60min
Ficha Técnica:
Dramaturgia, figurino e atuação: Ryck Costa
Direção: Djalma Thürler
Iluminação e audiovisual: Marcus Lobo
Paisagem Sonora: Fábio Crazy E Levir Nunes
Preparação Corporal: Eugênia Castelo Branco
Direção de Fotografia: Gilson Brito
Edição e captação de vídeo: Luís Graça
Produção executiva Coletivo Cabaça.
20H: PERCURSO DE MIM
Com Carmem Carvalho / NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA
Sinopse: A atriz Carmem Carvalho relata por intermédio de um “fantasma” de si mesma os percalços de uma carreira que resiste e persiste diante da cegueira voluntária dos aparelhos governamentais. “Percurso de mim” é um pot-pourri de cenas da trajetória artística da atriz.
Indicação: 14 anos
Duração: 35 min
Ficha técnica
Intérprete-criadora: Carmem Carvalho
Colaboração no roteiro: Aci Campelo
Direção cênica: Fernanda Veiga
15/12 (SEXTA-FEIRA)
19H: PROJETO BOMBA
Com Silmara Silva / COLETIVO PIAUHY ESTÚDIO DAS ARTES
Sinopse: O solo é uma narrativa performática contra as máculas enraizadas na história de nós mulheres. Desnaturalizando as atrocidades sofridas por todas nós historicamente. “BOMBA” são mil falas, combatendo as grandes e ínfimas brutalidades, sofridas pelo gênero feminino. Um canto para calar as bocas sujas de ódio e intolerância. Rajada artística contra a masculinidade tóxica e, a denúncia sobre o derramamento de sangue que persiste sobre nossos corpos. Parte da pesquisa foi referendada na relação da artista com seu próprio corpo, sua sexualidade e gênero. “BOMBA” nasce nessa explosão diária de fatos que nos silenciam, sufocam, excluem e eliminam. Explosão de fúrias incontidas, mas também, faróis e bússolas indicando futuros possíveis.
Ficha técnica:
Textos: Silmara Silva e Eliane Brum.
Direção, Org. Dramatúrgica e Performance: Silmara Silva
Ambientação Sonora: Beethoven – Piano Sonata
20H: EUZÉBIA
Com Fernanda Silva / GRUPO DE TEATRO METÁFORA
Sinopse: “Euzébia” é um espetáculo envolvente que tem base narrativa direta e orgânica com a plateia, organização medular da sua dramaturgia. Ela é uma contadora de histórias e de causos. É uma amiga que você encontra no Centro quando foi fazer compras ou pagar um boleto. Euzébia brinca com a vida comum, embora torne para si a oportunidade de ter ido trabalhar na França algo extraordinário. Desse inusitado nasce a beleza e o cômico nessa peça do Grupo de Teatro Metáfora, que celebra 30 anos em 2024.
Indicação: Livre
FICHA TÉCNICA
CIA / GRUPO: Grupo de Teatro Metáfora
GÊNERO: Comédia
TEXTO: Criação Coletiva Fernanda Silva e Romualdo Neves
DIRETOR: Romualdo Neves
Atriz: Fernanda Silva
Duração:30min
16/12 (SÁBADO)
10H: BATE PAPO: DIÁLOGOS TEATRAIS
PRESIDENTE DO SATED – LARI SALES E ARTISTAS CONVIDADOS
19H: A VIDA É O QUE É
COM LUCIANO MELO / COMPANHIA PEDRA DE TEATRO
SINOPSE: Francisco, ao longo do espetáculo, dialoga com seu amigo Anjo sobre suas vivências da infância: mãe, escola, colegas, rio, São Francisco, natureza, roda gigante, política, vida, morte etc. Neste exercício de rememorar, o público é convidado a visitar algumas de suas memórias. Ao longo do espetáculo, Francisco e plateia reinventam suas vidas a partir de uma auto peregrinação por emoções e sentidos construídos ao longo da vida.
INDICAÇÃO: livre DURAÇÃO: 60 minutos
FICHA TÉCNICA
Autor(A): Luciano Melo
Diretor(A): Luciano Melo E Iara Patrícia
Elenco: Luciano Melo e João Pedro Veloso
Figurino: Luciano Melo e Carla Sena
Cenário: Luciano Melo
Trilha Sonora: João Pedro Velolo e Luciano Melo
Iluminação: Iara Patrícia E Luciano Melo
Adereço: Luciano Melo
Fotos: Max Wendell
20H: CONTRAPARTIDA SOCIAL
Com FERNANDA VEIGA/ NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO CÊNICA
Sinopse: Explorando uma cênica bruta, a performance “Contrapartida social” seria filosófica, se não fosse quase pessoal… O texto da atriz e cantora Fernanda Veiga discute por uma “dicotomia cínica” o “valor” da arte no contexto sociológico contemporâneo.
Indicação: Livre Duração: 30min
Ficha técnica
Intérprete-criadora: Fernanda Veiga
Colaboração no desenho cênico: tatoquasenada
Figurino: Fernanda Veiga
20:30H: QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO
Com Júnior Marks / HUMANITAS-GRUPO DE TEATRO
SINOPSE: Discutir as (im)possibilidades de amor, paixão, aprisionamento nas fantasias adolescentes, fascínio pelo melhor amigo, é mote da imersão de um homem, em vias da meia idade, ao próprio passado. Neto, de 30 anos, regurgita as memórias afetivas do menino de 15 anos, que viverá um amor recolhido e dividirá sua idade e geração de afinidade com Hiago.
INDICAÇÃO: 12 anos
DURAÇÃO: 45 minutos
FICHA TÉCNICA
AUTOR(A): Júnior Marks
DIRETOR(A) e TRILHA SONORA: Luciano Brandão
ELENCO: Júnior Marks
FIGURINO: Bid Lima
CENÁRIO e ILUMINAÇÃO:: Wallancy Nunes
ARTE GRÁFICA E IDENTIDADE VISUAL: Leandro Soares
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Vitorino Rodrigues (VR Produções)
17/12 (DOMINGO)
18H: PARADA DE PALHAÇO
Com João Victor Lima / MAIS BRAVA CIA
SINOPSE: O espetáculo é composto por números clássicos da palhaçaria.
Indicação: Livre Duração: 35 min
Ficha Técnica
DIRETOR(A): Sonária Vasconcelos
ELENCO e FIGURINO: João Victor Lima
TRILHA SONORA: Mariana Sales
ILUMINAÇÃO: Mariane Sales
ADEREÇO: o grupo
ENTREATO – APRESENTAÇÃO DO
RESULTADO DA OFICINA DE DANÇA E TEATRO.
19H: NÃO MEXE COMIGO
COM O GRUPO CUTRUCO
SINOPSE : Das rezas antigas das sabenças, o espetáculo não mexe comigo busca mostrar a força das ancestrais matriarcas, através das memórias afetivas. Faz uma homenagem as benzedeiras, com o seu bem dizer. Que com sua reza tem uma cura pra todo o mal…
INDICAÇÃO: A partir de 10 anos DURAÇÃO: 30 minutos
FICHA TÉCNICA
ESPETÁCULO: Não Mexe comigo!
AUTOR(A) Texto Fran Sousa
FIGURINO: Fran Sousa
DIRETOR, ATOR, TRILHA SONORA E ILUMINAÇÃO:
Giordano Gabriel
CENÁRIO E ADEREÇO: Fran Sousa e Giordano Gabriel
Além dos monólogos supracitados, haverá uma apresentação do resultado da Oficina de Dança e Teatro ao final do evento. As oficinas ocorrerão diariamente a partir do dia 14, incluindo Improvisação em Dança-Teatro com Fernanda Veiga, voltada para atores, dançarinos, pesquisadores e interessados, com carga horária de 8 horas. Para inscrições, basta enviar o nome para o número (86) 99498-4246, mencionando o desejo de participar da oficina. A participação é gratuita e ao final da oficina os participantes apresentarão seus trabalhos.