Hoje, dia 08/11 (quarta-feira), o coletivo de teatro Shangri-lá estreia o espetáculo teatral “Itararé dos desvalidos às ruas vazias” às 19h no teatro João Paulo II, localizado na av. Joaquim Nelson, Dirceu. A entrada é grátis e livre.
O título deixa claro a referência à obra de Afonso Lima que escreveu a peça de teatro contando a história dos conjuntos habitacionais de Teresina. Segundo o coletivo Shangri-lá, a peça parte das pesquisas do grupo que tem como ponto de partida as obras “Itararé: a república dos desvalidos” e “Nasce um bairro renasce a esperança”, essa última de autoria do historiador Marcelo Neto.
O coletivo fez pesquisa de campo no bairro e conversou com os moradores mais antigos para saber sobre as transformações que a região sofreu ao longo das décadas e esses relatos fazem parte do repertório que compõe a peça, além disso é uma forma de enaltecer os espaços emblemáticos e importantes para a região como o corredor das hortas, mercado do dirceu, as praças e igrejas, entre outros.
O coletivo de teatro Shangri-lá já tem a tradição de apresentar obras que dialogam com a conjuntura política, mas usando a arte como mediadora desse diálogo. E nessa peça, que conta a história do bairro Grande Dirceu, o público saberá como foi esse momento, percebendo as particularidades da região e que conta a história de Teresina.
Para o grupo, mostrar a história do bairro é dar vida à memória do povo que foi marginalizado e, portanto, dar visibilidade a sua própria história. A direção da peça é assinada pelo diretor Clodomir Júnior e no elenco estão os atores: Débora Santos, Luís Gonzaga, Willian Dias, Marlúcia França, Fran Sousa e Nilton Vidal.
“Durante essas pesquisas, começamos a notar que a construção do bairro foi realizada também com a intenção de gentrificação do centro da cidade, varrendo os cidadãos de baixa renda de zonas “nobres”, com isso a construção da nossa peça resgata a história do bairro que foi marginalizado mas que a partir disso também foi se ressignificando através do tempo.”
Vale ressaltar que o coletivo de teatro Shangri-lá nasceu no Dirceu e a trajetória dos integrantes é essencial para a composição da identidade cultural da obra, pois ajuda na estruturação de mostrar o cotidiano do bairro e arquétipos nutridos pelos moradores.
O projeto “Itararé dos desvalidos às ruas vazias” foi realizado pela lei de incentivo SIEC com apoio da Secretaria de Cultura do Piauí e patrocinado pelo Armazém Paraíba.
Ficha Técnica
DIREÇÃO: Clodomir Júnior
ATORES:
Débora Santos
Luís Gonzaga
Willian Dias
Marlúcia França
Fran Sousa
Nilton Vidal
TRILHA SONORA: Vitor Alcântara ( Mesclado no Beats)
PRODUÇÃO: Millena Araújo
Serviço
Data: 08/11
Horário: 19h
Local: teatro João Paulo II