Cartunista Jota A lança campanha de pré-venda para sua HQ sobre Mestre Dezinho

Capa da HQ Mestre Dezinho, a imagem mostra o artesão esculpindo um santo de madeira, e com outras artes santeiras ao redor dele.

 

Mestre Dezinho: a história de um escultor de santos é o mais novo trabalho do cartunista piauiense Jota A, que acontece em colaboração com o Jornalista Marcelo Costa. A HQ conta a história do mais importante artesão de arte santeira do Piauí.

Em entrevista a Geleia Total, Jota A ressalta que para desenvolver a HQ, foram dois meses de pesquisa sobre vida e obra de Mestre Dezinho.

“Sempre achei muito interessante a vida do mestre Dezinho. Imagina um artista ser descoberto depois dos 40 anos! Passei 2 meses pesquisando sobre a vida dele e a HQ é baseada no livro Minha Vida (Prodart, 1999), onde o próprio Mestre Dezinho relata sua trajetória. Estou contando com a preciosa ajuda do jornalista Marcelo Costa que está fazendo os roteiros das páginas. Apresentei o projeto da HQ no SIEC 2023 e foi aprovado. Infelizmente o SIEC só disponibilizou metade dos recursos que pedimos”, afirma.

O cartunista lançou uma campanha no Catarse (aqui), objetivando ampliar a quantidade de HQs impressas, que terá 100 páginas coloridas, no formato 21x22cm. Segundo Jota A, a obra será lançada na cidade de Valença, terra natal do Dezinho.

Jota A destaca o quanto é importante valorizar os artistas piauienses: “Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia. Escreveu Leon Tostói. É bem isso o que eu penso: devemos escrever, desenhar, pintar nossa cultura, nossos personagens, nossas lendas, o que nos rodeia. Tenho mais umas duas ideias para desenhar HQs. E todas elas são com personagens piauienses. Essa HQ é para apresentar aos novos leitores a vida e obra do Dezinho e relembrar aos que o conhecem a grandiosidade do seu trabalho”, disse.

Você pode conferir mais informações nas redes sociais do cartunista:

📷 Instagram: @cartunista_jotaa

📱 X (Twitter): @cartunistajotaa

Mestre Dezinho

Antes de produzir de forma pioneira e ter sua arte santeira espalhada por vários países do mundo, o artesão piauiense Mestre Dezinho passou por muitas dificuldades e desafios vivendo no município de Valença (PI). Foi lavrador, servente de pedreiro, padeiro e tantas outras profissões antes de começar a nos emocionar com seus “santos de madeira”. Mestre Dezinho, como ele mesmo contava, também chegou a ser um “farrapo humano” no período em que esteve consumido pela bebida. O trabalho com a madeira, no entanto, sempre o acompanhou, desde pequeno quando aprendia com o ofício do pai carpinteiro. Até se descobrir artesão!

Jota A

Nasceu em Coelho Neto (MA) em 1969, é cartunista, jornalista-ilustrador, artista plástico, designer gráfico e xilógrafo. Graduado em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) em 2014. Criador do Salão Medplan de Humor e cartunista do Jornal O Dia desde 1988.

É um dos chargistas mais premiados em salões de humor e artes plásticas no Brasil, Turquia e Portugal. Possui cerca de 172 prêmios em salões de humor e 3 em concurso de artes plásticas. Iniciou nas artes gráficas em 1987 publicando desenhos em fanzines de Belo Horizonte, São Luiz e São Paulo. Fez durante 3 anos charges para o site Acesse Piauí.

Colaborou ainda com os jornais carioca O Pasquim21, Jornal do Brasil e os piauienses Correio Corisco e A Voz de Teresina, além das revistas Presença, Revestrés e Cadernos de Teresina. Publica diariamente uma charge no jornal O Dia. Criou, juntamente com outros cartunistas do Piauí, uma página dominical de humor chamada Folha da Mãe Joana, que circulou aos domingos no O Dia durante três anos com cartuns, charges e textos de humor. Participou do projeto MSP+50, Maurício de Sousa por mais 50 artistas, desenhando o Chico Bento.

É curador do Salão de Caricaturas do Teresina Shopping há 4 anos e do Salão de Humor Medplan/Humana Saúde há 15. Colabora com charges para o Greenpeace Brasil. Participou do programa Feito em Casa, da TV Cidade Verde (SBT), apresentado por Cineas Santos, com o Garatujas do Jota A. Fez durante 12 meses textos para tirinhas da cerveja BERRIÓ.

Lançou em 1997 o livro de cartuns Humor Todo o Dia, em 2005 Cara e Coroa, em 2012 Traço e Riso, em 2020 As Premiadas do Jota A, Tirinhas do Jota A, em 2021 100 Eco cartuns e As Premiadas do Jota A: charge, cartum, caricaturas.Ministra palestras e cursos de desenho de humor em escolas universidades e faculdades. É membro do Nugrappi- Núcleo de gravura e pesquisa do Piauí e vice-presidente da UAPPI- União dos artistas plásticos do Piauí.Participa do canal de vídeo no You tube chamado P.Q.P.: Papo, quadrinhos e participações. Faz memes e animações 2D.

Marcelo Costa

Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) desde de 1996. Atuou na área de jornalismo impresso, assessoria de comunicação e web jornalismo. Já trabalhou como repórter e editor em diversas editorias, entre elas Política, Cidades e Cultura.

Conquistou prêmios de jornalismo no Estado na área de combate às drogas, trânsito sustentável e leis trabalhistas. Também editor de livros de humor, histórias em quadrinhos e desenvolve um trabalho na área de produção cultural.

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Sair da versão mobile