No dia 22 de agosto, se iniciará o circuito cultural Carnaval na Política Pública: uma agenda em construção, às 8hs no Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí (@conselhocultpi). O evento aproveitará o dia Nacional do folclore (22.08) para debater sobre a preservação do Carnaval teresinense através de fórum com dirigentes de escolas de samba e blocos carnavalescos, sambistas, artistas, pesquisadores da área, proprietários de bares, restaurantes e hotéis, dirigentes logistas, agentes de viagens e trabalhadores informais.
A iniciativa faz parte do projeto THE CARNAVAL, e foi apresentada em agosto do ano passado (2022) em uma carta assinada por vários representantes do carnaval teresinense.
Leia o texto na íntegra:
Carta em defesa do Carnaval e da cultura popular
Teresina, ao completar nesse mês de agosto, 170 anos de fundação, possui rica tradição em manifestações populares. Entretanto, precisa urgentemente resgatar as festas carnavalescas na cidade. Há dois anos não “brincamos o carnaval” devido a pandemia. Há 06 anos não temos desfile das Escolas de Samba. Os expressivos Blocos Carnavalescos estão desmobilizados e carentes de organização. O Corso do Zé Pereira vai ficando nas lembranças, assim como as festas nos clubes e bares da cidade.
Somos carnavalescos(as), produtores(as) culturais, sambistas, dançarinos(as) dirigentes de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, cidadãos e cidadãs teresinenses que amam a folia momesca e estamos dispostos(as) a fomentar e estimular a cadeia produtiva do Carnaval de Teresina prejudicada pela inconstância da festa devido, especialmente, pelo cancelamento da realização das “brincadeiras” de rua, promovidas e organizadas pelos Blocos e Escolas de samba.
Preservar e salvaguardar essa festa popular, “O CARNAVAL”, bem cultural imaterial, é obrigação de todos(as) que formam essa cidade. O poder Público (Executivo e Legislativo), a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e os meios de comunicação precisam unir esforços para transmitir a gerações posteriores essas manifestações culturais promovendo um sentimento de pertencimento a cidade de Teresina.
As representações carnavalescas (Blocos e Escolas de samba), os grupos de samba de raiz, de frevo e marchas carnavalescas estão sendo chamados, nesse 22 de agosto de 2022, data em que se comemora “O DIA NACIONAL DO FOLCLORE” a se mobilizarem em torno de um único propósito: a DEFESA DO CARNAVAL DE TERESINA. Nesse sentido, lutaremos pela criação da lei do carnaval, a criação de uma Comissão Organizadora do Carnaval permanente e a realização de uma audiência pública intitulada “CARNAVAL NA POLÍTICA PÚBLICA: uma agenda em construção”.
Teresina, 22 de agosto de 2022
O projeto THE CARNAVAL tem como finalidade salvaguardar o carnaval de Teresina através do samba, das marchinhas e da construção da identidade carnavalesca da capital, transmiti-lo às novas gerações e preservar a memória dessa festa popular, que é protegida pelo IPHAN como patrimônio cultural imaterial, pois são manifestações culturais que despertam um sentimento de pertencimento de comunidade.
O grupo desenvolve inúmeros trabalhos para a valorização do carnaval na cidade. Nas comemorações dos 171 anos de Teresina, por exemplo, o Piauí Samba (@piaui.samba) reuniu muitos jovens em workshop com Luara Bombom, passista da Escola de Samba Salgueiro do Rio de Janeiro; o presidente da Associação Carnavalesca Bloco do Paçoca, Messias Júnior (@messiasjuniorr) esteve presente acompanhando o trabalho liderado pelo sambista Robert Gleydson (@robertgleydson).
Veja fotos do tanto que o THE CARNAVAL movimentou a cultura teresinense em prol do carnaval durante este último ano (de agosto de 2022 a agosto de 2023) :
Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com