Porto Alegre do Piauí realiza pela 1ª vez a apresentação do Espetáculo “A Paixão de Cristo”

Para os cristãos o período da Quaresma simboliza o momento de rememorar um ato de amor ao povo, a morte e ressurreição de Jesus. Nos seus sermões sempre exortou para o bem e a caridade, assim como a vida em comunhão com o seu deus. Representar esse momento até os dias de hoje é recomeçar sempre. No início da Igreja Cristã já houve a necessidade de recontar histórias do homem de Nazaré, filho amado de Deus. Nos dias de hoje os grupos de teatro de vários lugares do Brasil usam dessa história para fazer parte da vida religiosa e artística de sua cidade ou região. Muitos são os grupos que se esmeram para tal espetáculo de arte e fé. Algumas somam milhares de espectadores.

A fé recontada alimenta a esperança e força de um povo, nessa empreitada o GRUPARTE, Grupo de Teatro de Porto Alegre do Piauí, pela primeira vez monta sua Paixão de Cristo.

Encenação composta por 60 pessoas, jovens atores, atrizes da cidade, alguns convidados como os atores teresinenses Rafael Santos, Matheus dos Santos e Wagner Santos, produção e outros envolvidos. Siro assina o texto, concepção cênica e desenho de figurino, a direção de Arimatéia Bispo, confecção de figurinos Irmã Fátima Araújo, Iluminação de Alisson Rocha, Sonoplastia de Jefferson Mendes e coordenação geral de Gabriela Alves.

A encenação tem patrocínio e apoio da Prefeitura de Porto Alegre do Piauí através do Marcio Neiva e Secretaria de Assistência Social do município por Marisa Neiva.

 

O ator e Produtor Cultural Arimatéia Bispo, é idealizador do grupo de Teatro COTJOC em Teresina, e já trabalha com a Paixão de Cristo na Companhia há 14 anos, mas, pela primeira vez foi convidado a dirigir o espetáculo a Paixão de Cristo, em Porto Alegre do Piauí. O Diretor afirma que a ideia surgiu por meio de uma oficina de teatro com os artistas locais.

“O processo de construção da peça se deu com a ida do Dramaturgo, Siro, por um desejo da cidade de Porto Alegre do Piauí da qual ministro oficina lá, e sou articulador cultural da cidade, então venho  ajudando a desenvolver essa cultura artística na dança, no teatro, na música e especificamente na peça da Paixão de Cristo que se apresenta – com o título:  Via Dolorosa Paixão e Morte de Cristo texto de Siro que foi  trabalhar a construção cênica por meio de uma oficina e a partir daí veio esse interesse de montarmos o espetáculo pela primeira vez na cidade, e esse processo se deu há um ano, então, fomos construindo até chegarmos nesse momento mágico que vai acontecer até o dia 2 de abril”, disse.

O espetáculo está sendo desenvolvido por jovens da cidade. “O Gruparte – Grupo de Teatro de Porto Alegre do Piauí, existe desde 2017, quando fui convidado a montar pela primeira vez um espetáculo lá, 95% dos atores são piauienses e atores da cidade, teremos presente o próprio escritor o Ciro Síris como ator, teremos Wagner Santos um ator de Teresina, e Jefferson Mendes um ator de Floriano, então, teremos três atores convidados que estarão participando da Primeira Paixão de Cristo de Porto Alegre do Piauí juntamente com as crianças e adolescentes do Núcleo de teatro de Porto Alegre do Piauí”, afirma.

Para o diretor é de suma importância está acontecendo o espetáculo pela primeira vez visando valorizar os talentos artísticos da região.  “Não somente por ser a Paixão de Cristo mas por ser uma história, mais montada, inesquecível e que é a maior do mundo, é importante fortalecermos a fé da cidade para mostrarmos que a potencialidade desses adolescentes, dessas crianças que vão está presentes, desse núcleo de teatro estará fazendo pela primeira vez um espetáculo numa cidade que só tem 27 anos de emancipação, então, é importante para a cidade e para o desenvolvimento da cultura local em termo teatral, em termo da arte e em termos de Piauí essa presença e essa construção, porque poucas cidades conhecem Porto Alegre do Piauí”, disse Arimatéia.

Arimatéia ressalta que a realização da Paixão de Cristo é necessária para colocar a cidade no cenário artístico piauiense.

 “Dessa forma, a gente mostra o que acontece em Porto Alegre do Piauí, mesmo com uma distância de 450 quilômetros de Teresina, e que tem um grupo de teatro lá. E que nós possamos consumir essas produções feita por um grupo que só tem cinco anos de existência, feito por esses adolescentes. Isso é de grande importância tanto para o município, esse crescimento, essa desenvoltura, esse empoderamento da arte, como para o Piauí”, conclui.

 

O espetáculo será transmitido no perfil de Instagram do Grupo de Teatro o @gruparteportoalgrepi

FICHA TÉCNICA

TEXTO: Siro Sirís

DIREÇÃO: Arimatéia Bispo

CONCEPÇÃO CENICA e CROQUE DE FIGURINO: Siro Sirís

CONFECÇÃO DOS FIGURINOS: Fátima Araújo

ILUMINAÇÃO: Alison Rocha

SONOPLASTIA: Jefferson Mendes

FOTOS: Marcos Dias

COORDENAÇÃO GERAL: Gabriela Alves

 

 

 

Sair da versão mobile