A Semana Nacional do Teatro em Teresina será comemorada de 23 a 27 de março, com uma vasta programação, a fim de abraçar variadas linguagens artísticas.
O Dia Mundial do Teatro foi criado em 1961. Os gêneros teatrais mais conhecidos são: a farsa, a tragédia, a tragicomédia, a comédia, teatro de bonecos, a revista e o teatro infantil.
A comemoração deste ano vai contar com atividades por todo o Complexo Cultural. Nos dias 23, 24 e 26 e 27, a atriz Silmara Silva vai ministrar Oficina de Teatro, com atividades na Galeria de Arte “Nonato Oliveira”. As oficinas de Palhaçaria serão de 23 a 27, ministradas pelo Lucas Nunes.
A abertura oficial da SENTHE será dia 23, às 18h, na Praça Pedro II, bem em frente ao Theatro 4 de Setembro, com apresentação do espetáculo infanto juvenil . PEGA SOL, de Arimatan Martins (texto e direção), montagem do Grupo Harém de Teatro. Na sequência haverá apresentação do espetáculo A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, numa montagem da Cia de Dramas e Comédias, com direção de Lari Salles, no Teatro “Torquato Neto”, Club dos Diários. Logo após a apresentação da peça, haverá solenidade de entrega do “Troféu Em Cena”, sob a organização do ator e diretor Siro Siris, a partir das 20h. E finalizando a programação desse primeiro dia, ainda na Galeria, tem show de Bia Magalhães e Banda.
No segundo dia de evento (24/03) a programação da noite inicia às 18h com apresentação da peça FOGO DE PALHA, de Vitorino Rodrigues / COTJOC / DIREÇÃO ARIMATEIA BISPO e, às 19, o Café Literário “Genu Moraes” recebe a FEIRA E ENCONTRO DE AUTORES PIAUIENSES. Na oportunidade, lançamento do livro “João – Uma Assinatura de Cultura” e show de OS OLIVÊRA
A programação não tem intervalo. Quase simultaneamente, inicando às 19h30, na GALERIA DOS DIRETORES, o Coletivo Piauhy Estúdio das Artes realiza a 37ª. Edição do Ciclo de Leituras Dramáticas., tendo Arnaldo Jabor como autor homenageado. O texto será “A Estória de Formiguinho ou Deus ajuda os bão”, com direção de Adriano Abreu.
No Theatro 4 de Setembro, às 20h o palco é do espetáculo CASA DE PENHORES, de Isis Baião , pelo GRUPO RAÍZES DE TEATRO e Direção de Arimatan Martins. A programação do segundo dia finaliza com shows de Cláudia Simone e Hernane Felipe e ainda, Bixanikas.
O sábado teatral começa com café da manhã na Galeria de ASrte “Nonato Oliveira”, às 9h. Em seguida, apresentação de espetáculo circense.
Um dos momentos mais esperados é o Encontro de Diretores de Teatro, com mediação de Adriano Abreu. Vai acontecer no Teatro “Torquato Neto”, a partir das 10h30. Oportunidade para se discutir sobre os rumos do fazer teatral no Estado do Piauí.
Ainda na programação do sábado, 25, às 16h, um espetáculo para os pequenos: A Princesinha e o Plebeu, com texto e direção de Paulo de Tarso Alves, montagem do Grupo de Teatro Ribalta
Do outro lado do Complexo Cultural, na Praça Pedro II, em frente ao Theatro 4 de Setembro, o Grupo Utopia de Teatro apresenta As Aventuras de Teco, de Chicão Borges. Após, será a vez do espetáculo
BARATA TÁ TÁ, texto e direção de Siro Siris, pelo Coletivo Tear de Teatro.
No Café Literário “Genu Moares”, a partir das 18h30 haverá apresentação do espetáculo A VEGANA, de Fábio Christian, com Roberto Portela. A direção é de Chiquinho Pereira.
Uma das peças mais aclamadas em 2022 vai finalizar a programação teatral do sábado. Esperando Godot, do Grupo Harém de Teatro e direção de Arimatan Martins, será apresentada no Theatro 4 de Setembro, às 19h. Em seguida, a partir das 20h30, shows com Preto Kedé e Danilo Rudah.
No domingo, a programação será a partir das 17h, no palco do Theatro 4 de Setembro. O Mágico Zaron e Trupe Euriberto abrem os trabalhos, com números curiosos de mágica, reforçando o caráter criativo e lúdico dessa arte.
Ainda no palco do Theatro, o Grupo Humanitas de Teatro apresenta o espetáculo AS SETE IRMÃS, de Walden Luiz, com direção de Júnior Marks, a partir das 19h.
O Café Literário “Genu Moraes” , finalizando a programação de domingo, Moisés Chaves & Geraldo Brito.
O dia 27 é mais que especial para comemorar essa que é conhecida como “a quinta arte”. A programação desse dia será toda no Theatro 4 de Setembro..
O Dia Mundial do Teatro surgiu na década de 1960, sendo idealizado pelo Instituto Internacional de Teatro. O ato 27 vai trazer o espetáculo adulto “Marcadas pela culpa”, de Isis Baião. A direção é de Adalmir Miranda, com montagem do Grupo Oficinão.
À tarde, às 17h, as atenções se voltam para o momento cênico conduzido pela Escola Técnica Estadual de Teatro “Prof. José Gomes Campos”
O espetáculo OS PORCOS, de Bid Lima, finaliza a programação de apresentações de espetáculos. Texto Adaptado do conto original “A Gente Combinamos de Não Morrer”, de Conceição Evaristo – Olhos D’água. A montagem é do Coletivo Capemga e direção de Maneco Nascimento. Em seguida, haverá apresentação do resultado das oficinas de teatro e circo.
A SENTHE encerra com show da banda Roque Moreira.