O clipe piauiense, “Sentido invertido”, foi selecionado para o projeto Stop Motion que faz parte da programação do Ocupa CCVM Audiovisual, e foi criado pelo cineasta Jerry. Os quadros foram criados com o objetivo de fomentar as produções de stop-motion no Maranhão e facilitar o acesso do público às produções de outros estados brasileiros.
Sentido invertido surge a partir de uma canção que fala sobre um sentir que é mais forte do que a razão. Um sentimento que, segundo os criadores, é impossível de se esquivar, pois o corpo, o coração e os pensamentos possuem suas próprias formas de expressão. O clipe contou com edição e efeitos especiais do artista visual Herick Felipe, produção executiva de Noé Filho, produção da Geleia Total, além das imagens, roteiro e direção da fotógrafa e escritora Ana Cândida Carvalho.
Para Monise Borges, participante do clipe, o processo até chegar a um resultado como este, representa um reconhecimento gratificante.
“Fiquei muito feliz com a classificação do clipe Sentido Invertido no Festival de stop-motion no Maranhão. É o meu primeiro clipe nesse estilo. Realmente foi muito bonito ver todo esse processo acontecendo, desde as reuniões para a gente pensar numa concepção de roteiro de ideias para essa história ser contada. Porque a música conta uma história e o clipe conta outra, então são duas artes envolvidas ali, e a Ana Cândida com toda a criatividade dela trouxe ideias maravilhosas e o resultado do clipe realmente ficou bonito”, afirma.
Monise ressalta a importância que representa ter um clipe com uma música de sua autoria selecionado no Stop-motion. “É necessário levar as nossas criações para outros espaços. Então, para a cultura do Piauí, isto é muito importante: a gente sair do eixo local e chegar a outros Estados, seja da região nordeste ou outras regiões do Brasil, conclui.
A diretora do clipe Ana Cândida, recebeu essa vitória com muita alegria e surpresa e comenta que a seleção do clipe de Sentido Invertido na Mostra foi uma surpresa maravilhosa, considerando que foi o primeiro trabalho dessa natureza que executou. O gênero stopmotion exige uma precisão do movimento dos objetos cenográficos, algo que ela confessa não estar acostumada.
“Fiz, utilizando apenas conhecimento de enquadramento e composição, a seleção abre uma porta aos trabalhos do gênero no estado e indica que estamos na direção certa”, pontua.
O editor do clipe ‘Sentido Invertido’ Herick Felipe, afirma que quando criança sempre costumou fazer vários vídeos stop motion com seus bonecos.
“É muito gratificante crescer e poder ver que posso trabalhar com algo que eu sempre gostei, e fazer a edição desse clipe me trouxe essa oportunidade. Foi uma honra ter feito parte. Ainda mais que é um projeto de uma artista que eu admiro muito que é a Monise. Fico muito feliz que ela tenha confiado em mim para pôr em prática esse projeto e espero fazer parte de outros que estão por vir”, pontua.
Para Herick, o Piauí é um estado cheio de talentos que precisam de muitas oportunidades como estas. “O Piauí precisa de artistas que queiram inovar dessa forma, para mostrar que dá para fazer um material ótimo e diferenciado com apenas criatividade e sem muito gasto e não é preciso ter uma mega produção de Hollywood”, conclui.
A Mostra Ocupa Stop Motion trouxe para o Centro Cultural Vale Maranhão os curtas-metragens selecionados na chamada pública realizada no mês de setembro. Serão 18 produções de diversos estados brasileiros participando de uma mostra competitiva, no qual concorreu pelo voto do júri técnico e do juro popular.
Acompanhe a divulgação da mostra pelo Instagram do CCVM @centroculturalvalemaranhao
Ficha Técnica do Clipe – Sentido invertido:
direção, roteiro e imagens
ANA CÂNDIDA
edição e efeitos especiais
HERICK FELIPE
produção executiva
NOÉ FILHO
letra e música
MONISE BORGES
voz
MONISE BORGES
arranjo
MONISE BORGES
DENISON D’JOHNSON
guitarras
DENISON D’JOHNSON
MÁRIO ARAÚJO
violão
MÁRIO ARAÚJO
teclado
GEORGE MENESES
contrabaixo
KAMILA CANABRAVA
bateria
RUBENS DE FIGUEIREDO
percussão