Vagner Ribeiro e Leandro Fernandes lançam “Roda do Mundo” em homenagem ao Mestre Ibiapina

Após pedir “Licença às Rodas”, primeira música lançada neste projeto em homenagem ao Padre Mestre Ibiapina, Vagner Ribeiro lança “Roda do Mundo”, em parceria com Leandro Fernandes, canção que destaca as andanças dessa referência para a cultura popular pelos sertões nordestinos, inclusive pelo Piauí.

Ouça na sua plataforma de música preferida:
http://bit.ly/rodadomundo

Vagner Ribeiro – Foto José Ailson (Um Zé) (2)

Como Vagner Ribeiro e Leandro Fernandes cantam, José Antônio de Maria Ibiapina, o Mestre Ibiapina, veio do Ceará e peregrinou pelo Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, deixando legados importantíssimos. Inclusive, inspirou o Antônio Conselheiro ao encantamento místico, obras sociais, criação de comunidades… Daí vem Canudos, um marco da história brasileira, a luta pelos direitos da população rural e de entender a força que tinham em sua mobilização e vida em comunidade, sementes plantadas também pelo Padre Ibiapina.

“O objetivo de Roda do Mundo também é destacar a passagem do Padre Mestre Ibiapina pelo Piauí, mais precisamente em Picos, Pio IX e Jaicós, e fazer menção a esta capacidade de andança e mobilização social em tempos com tantas limitações de comunicação e transporte.” Vagner Ribeiro

“Roda do Mundo” é uma parceria de Vagner Ribeiro com o médico, escritor, compositor e musico Leandro Fernandes, um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre o cangaço, movimentos messiânicos e religiosos nordestinos e a própria cultura popular nordestina.

“A canção Roda do Mundo é uma comunhão epifânica de elementos culturais do Nordeste, que faz transparecer com reverência a grande inspiração que foi o Padre Mestre Ibiapina. Tanto o vaqueiro, o cangaceiro, o cantador de viola ou o beato gravitam em torno do Apóstolo do Nordeste que viveu e morreu na aplicação do binômio oração e trabalho. Ibiapina foi inspiração direta para Padre Cícero e Antônio Conselheiro; e ainda hoje, apesar de esquecido nos círculos religiosos citadinos, é um pilar incontestável da religiosidade do sertanejo.” Leandro Fernandes

O artista visual, escritor, cantor e psicólogo teresinense Igor Ganga, assim como a de “Licença às Rodas”, também assina a capa de “Roda do Mundo”. Nesta capa, Igor costurou todas as ilustrações em um tecido para representar o que Padre Ibiapina fez ao juntar os universos por onde andou, o movimento de ir e de vir desta roda do mundo, os universos se encontrando e as sínteses que a vida proporciona.

“Padre Ibiapina está retratado aí na ilustração. Ele é aquele que profetizou o baião. Mais uma vez o peixe, que faz ligação com a figura anterior. Quero retratar em como ele traz a música, em como diante de si vem a transcendência de um sertão, de um nordeste melhor. O fundo retrata essas paisagens nordestinas, nossas matas. É um tecido. As figuras estão todas costuradas, o que lembra o trabalho das nossas avós, que costuram a vida, os sabores, as estampas de cada etapa do que somos.” Igor Ganga

E no dia 28 de outubro, iremos conhecer o milagre do Mestre Ibiapina: “Milagre das Telhas”, a última canção deste projeto.

Ficha Técnica

Letra e música: Vagner Ribeiro e Leandro Fernandes
Intérpretes: Vagner Ribeiro e Leandro Fernandes
Arranjos e Direção Musical: Vagner Ribeiro
Sanfonas: Ivan Silva
Violão: Wellington Torres
Rabeca: Wânya Sales
Bateria: Gilson Fernandes
Flautas e flautim: Caitano Salitre
Mixagem e masterização: Igor Barreto
Capa: Igor Ganga
Produção executiva: Noé Filho
Produção: Geleia Total

Sair da versão mobile