Recentemente foi aniversário de 170 anos da nossa querida capital, Teresina. Muito pensei sobre qual receita iria postar e que combinasse com essa data comemorativa. Então cheguei a conclusão que, por mais que a feijoada não seja genuinamente teresinense, os piauienses, de um modo geral, gostam dessa iguaria brasileira.
Sem mais delongas, vou te ensinar a fazer uma feijoada super simples e que você vai adorar fazer com frequência na sua casa.
A primeira coisa a se fazer, logicamente, é cozinhar o feijão preto. Você pode cozinhar na panela de pressão para ser mais rápido, mas em qualquer panela funciona. Cozinhe 2 xicaras de feijão em 1 litro de água, sem nenhum tempero. Assim que o feijão estiver ao dente, pode desligar o fogo e reservar.
Agora é a vez dos outros ingredientes. Na panela, eu coloquei 2 linguiças calabresas e piquei um pouco de bacon. Depois, temperei do meu jeito. Usei cebola picada, alho, pimentinha de cheiro, corante, sal e pimenta do reino. Usei essas especiarias, mas a feijoada é democrática e você pode se sentir livre para inserir o que você quiser.
Você vai precisar colocar esses ingredientes no fogo, em meio litro de água, até o bacon cozinhar e os temperos “pegarem sabor”. Deixe cozinhando por uns 20 minutos e já poderemos inserir nossa mistura no restante do feijão.
Depois de acrescentar nossa mistura no feijão, deixe cozinhando mais uns 10 minutos até a feijoada saborizar com os temperos. Você pode colocar algumas folhas de louro para deixar a feijoada ainda mais característica, mas é opcional. Agora é só se deliciar com um arroz branco e uma farofinha. Bom apetite