Ópera da Serra da Capivara, uma bela viagem musical e arqueológica que se insere na ideia que se multiplica pelo País que é a exploração de novas microrregiões como mercado produtor e consumidor de arte e cultura de boa qualidade, abrindo novas grades de programação para nomes consagrados da arte brasileira e, também, para outros artistas e manifestações culturais locais ou pouco conhecidas.
Os espetáculos utilizam diversas linguagens artísticas: dança, teatro, orquestra armorial, circo, cinema, poesia e vários elementos cenográficos. Contudo, a atração maior é mesmo o local: um pequeno teatro natural com uma imensa cortina de pedra, construída pela ação dos ventos, durante milhares de anos, e ladeada pelos exuberantes paredões de arenito: um ambiente encantado, abençoado pelos deuses e escolhido pelos ancestrais como o berço do homem americano, onde natureza e cultura, arte e técnica, passado e presente, história e pré-história, mantém um pacto com o belo.
No local paira uma atmosfera inspiradora das boas energias que somente a natureza preservada pode oferecer.
O evento acontece sempre na última semana de julho quando o Sertão do Piauí apresenta dias de sol, noites de céu estrelado e um friozinho gostoso que começa a chegar, discretamente, no final da tarde e se intensifica madrugada adentro. É nesse clima de arte, cultura e aconchego que a Ópera Serra da Capivara recebe a todos!
COMPRE OS INGRESSOS
O Ato Niède
Em 2022, o espetáculo a ser apresentado é o ATO NIÈDE, uma homenagem aos 50 anos da chegada da arqueóloga, Niède Guidon, à região da Serra da Capivara e de suas descobertas a respeito da origem dos povos das Américas. Uma mulher corajosa que lançou a arqueologia brasileira em lugar de destaque na pesquisa mundial. Descobriu no Piauí e mostrou para o mundo os vestígios que revolucionaram os estudos sobre o povoamento das Américas. Transformou a Serra da Capivara em Patrimônio Cultural da Humanidade, com imenso valor científico e fez o mundo conhecer a extraordinária beleza cênica do lugar.
Entregou 50 anos de sua vida para construir uma obra que ensina o povo brasileiro a perceber a grandeza de nossa Pré história e a beleza de nosso Sertão. A homenagem a Niède Guidon é também uma homenagem às mulheres do Brasil.
Programação
Primeiro dia – 26 de julho/2022
Praça do Abrigo – São Raimundo Nonato
20:00: show Cátia de França
Segundo dia – 27 de julho/2022
Praça do Abrigo – São Raimundo Nonato
20:00: show com Ostiga Junior
Terceiro dia – 28 de julho/2022
Pedra Furada – Parque Nacional Serra da Capivara
19:00 – Ato Niède
20:30 – Gil Preto – Brasilidades
21:00 – show da Roberta Sá
Quarto dia – 29 de julho/2022
Pedra Furada – Parque Nacional Serra da Capivara
19:00 – Ato Niède
20:30 – Gil Preto – Brasilidades
21:00 – Show do Cordel do Fogo Encantado
Quinto dia – 30 de Julho/2022
Pedra Furada – Parque Nacional Serra da Capivara
19:00 – Ato Niède
20:30 – Gil Preto – Brasilidades
21:00 – Dona Onete
Fonte: operadaserradacapivara.com.br