Claudean Araújo é natural de Teresina-PI. Formado em Licenciatura em História, decidiu compartilhar os seus conhecimentos com o mundo por meio do seu canal do YouTube. A ideia surgiu depois de estagiar na sala de aula e perceber a necessidade que os alunos tinham de tirar dúvidas a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Canal de vídeos foi sugestão dos próprios alunos, e o professor Claudean decidiu colocar a iniciativa no papel e materializar a ideia. Com o tempo, o que era assunto propriamente voltado para o público escolar se tornou mais amplo e passou a englobar assuntos diversificados, mas sempre com a perspectiva da História presente.
Para o professor, o intuito é que o conteúdo produzido consiga cada vez mais alcançar os estudantes e permitir que todes possam acessar a informação, principalmente durante a pandemia.
Claudean também passou a sentir a necessidade de complementar os vídeos com assuntos que se tornaram urgentes para o momento, pois com o agravamento da polarização no cenário político os alunos sentiram a necessidade de entender alguns assuntos que passaram a ser tema das pautas das discussões. Nesse sentido, Claudean conta que sempre buscou fazer uma relação entre o passado e o presente, disseminando os conhecimentos das áreas das ciências humanas e demonstrando por meio de exemplos atuais eventos da história, como, por exemplo, um de seus vídeos que fala sobre o Movimento Anti-Máscara no período da Gripe Espanhola.
“A história para mim é olhar o outro, é entender que as nossas construções sociais não nasceram acabadas e estão em constante mudança.”
Claudean Araújo costuma fazer uma análise multidisciplinar, pois acredita que é importante correlacionar outros conhecimentos para se ter uma visão holística da realidade. Então, a arte acaba se tornando uma aliada para se compreender a história da humanidade, pois se torna também um dado para a compreensão do mundo e quando aliada com a história é possível perceber aspectos que, muitas vezes, uma análise meramente objetiva não permite observar.
Para o educador, a internet deve ser explorada amplamente, inclusive na Educação, pois permite adentrar no espaço que é cada vez mais acessado pelos alunos e fazer desse ambiente uma ferramenta pedagógica para facilitar os caminhos para a aprendizagem, principalmente em um período cujo tráfego de informações é maior. Por isso, também é preciso abastecer os educandos com fontes consistentes.