“As artes visuais representam autoconhecimento e identificação”, comenta Valquíria Sabino. A artista visual Valquíria Sabino é natural de Parnaíba e autora de inúmeras ilustrações que tem encantado o público amante das artes. A artista que cresceu na cidade litorânea enveredou cedo para o rumo das artes, ela já cursou parcialmente Design de Interiores, Administração e Psicologia que proporcionaram uma ampliação do olhar a certa da realidade. Valquíria é a autora da página “um desenho por dia” e tem alimentado a página com desenhos e pinturas que começam como um processo de pesquisa estética e se transformam em um estudo de autoconhecimento. Desenhar para Valquíria é se perceber no mundo e dialogar com as pessoas.
“As artes visuais representam autoconhecimento e identificação.” Valquíria Sabino
Nome Completo: Valquíria Sabino Cunha
Descrição: Artista visual
Data de Nascimento: 21/09/1993
Local de Nascimento: Parnaíba-PI
Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley
Alguns rabiscos
Filha de arquiteto, Valquíria Sabino cresceu com a influência do desenho presente no seu dia a dia, principalmente vendo o pai trabalhar, elaborando projetos e desenhos na prancheta. Isso tomou mais corpo e se sedimentou à medida que a artista foi crescendo, se desenvolvendo e conhecendo outras realidades. A influência familiar foi o primeiro despertar, mas o que teve um forte impacto para o início da prática do desenho de forma mais sistemática foi a experiência que ela teve ao passar uma temporada morando em João Pessoa, pois foi onde ela conheceu com mais profundidade a xilogravura. A artista conta que deixou a terra natal para cursar Design de Interiores, um curso que se aproximava da paixão pelas artes, na graduação ela conheceu vários materiais e técnicas que ajudou a ampliar os seus conhecimentos sobre o mundo e sobre a arte.
Imersão na xilogravura
“Eu sempre achei muito bonita a forma do cordel, que tem a história com o desenho, mas o que eu acho que me prendeu mesmo aquilo do preto e branco”, diz Valquíria Sabino. A artista conta que a xilogravura dá uma liberdade maior para o seu trabalho e uma espontaneidade que agrada a sua criação. Por isso, a técnica causou esse efeito e a paixão pelas linhas e formas desprendidas da rigidez do realismo fez com que Valquíria investisse mais no tracejar típico da xilogravura e guardasse aquele conhecimento durante a experiência acadêmica até o seu retorno à Parnaíba.
Um desenho por dia
Após retornar de João Pessoa, Valquíria Sabino, que tinha deixado a prática do desenho de lado resolveu rever tudo que tinha e a partir disso teve a ideia de exigir de si mesma a produção diária de desenhos para praticar a sua ate. Foi desse insight que nasceu a página virtual “Um desenho por dia” e que ajudou não só na criação de uma rotina de produção artística como na divulgação e promoção da sua imagem como desenhista. E mesmo sem ter seguido à risca a proposta de postagens diárias, a artista conta que já foi um avanço por aumentar o seu ritmo de produção e criar uma rede de diálogo com outros artistas que até então não existia.
“A arte chega em todo mundo e é uma forma de colocar para fora e dizer o que você tem dificuldade de falar.” Valquíria Sabino
A janela para as artes
“A arte chega em todo mundo e é uma forma de colocar para fora e dizer o que você tem dificuldade de falar”, crava Valquíria Sabino. O processo criativo de Valquíria é bem espontâneo, ela conta que é menos um processo e mais um sentimento de externar sensações momentâneas e que, às vezes, precisa de certo tempo para fluir, para materializar essas sensações. Com um método mais flexível na criação das obras, a artista relata que quando se sente inspirada ela produz vários desenhos em um único dia. Dentro desse processo de criação, Valquíria já encontrou um traço que considera a sua identidade, mas afirma que essa forma de se expressar é um exercício constante e que não tem fim. Nesse sentido ela conta que está sempre se abastecendo de referências que contribuirão para o seu fazer artístico e, embora seja uma apaixonada pela tatuagem e grafite, não deixa que suas pesquisas se resumem apenas a essas duas expressões artísticas. “Eu acho que toda arte tem o seu valor e pode te influenciar de forma positiva”, pontua.
Arte coletiva
A arte é um reflexo do seu criador e conta a história de um processo de pesquisa artística, dessa forma Valquíria Sabino diz que seus desenhos também têm muita relação com o meio ao qual ela está inserida, além, é claro, da sua discussão sobre o feminino e o feminismo aparecem de alguma forma nos seus desenhos. A artista conta que gosta do diálogo, se aproximar de grupos e outros artistas ajuda na própria construção de quem ela é. “Estar perto de quem produz me ajuda a produzir também”, comenta Valquíria Sabino. Ao retornar de João Pessoa, Valquíria Sabino se aproximou do coletivos da universidade como o Núcleo Universitário Artístico (NUA) que contribuiu para que ela conhecesse muitos artistas e pessoas ligada às artes, pois foi o momento que ela atuou no coletivo e lá eles promoviam diversos eventos o que fez com que a artista dialogasse com diferentes artistas.
Perspectiva da artista
Valquíria Sabino foi mergulhando nas artes gradualmente e fez do desenho uma maneira de dialogar com a sociedade, mas sem necessariamente querer transmitir alguma mensagem, pois a sua arte surge da necessidade de externar sensações que nem sempre serão racionalizadas. A artista apaixonada pelo desenho foi encontrando o seu próprio estilo na arte, além disso está constantemente aprendendo e essa sede pelo conhecimento de técnicas e estilos é o que, segundo a própria artista, define melhor o seu jeito de ser. Valquíria Sabino está constantemente se questionando sobre o seu próprio processo e nessa busca incansável foi construindo uma forma bem particular de se expressar artisticamente e que encanta muitos olhares.
Contatos
Facebook.com/valquiria.cunha.716
Tel.: (86) 9 99340051
E-mail: valquiriasabinocunha@hotmail.com
Fotos
Última atualização: 15/04/2019
Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.