Minusculo Tratado Sobre Motivação e Método

Exercicio Sobre Medéia- Foto Eunilo Rocha (19)

Foto: Eunilo Rocha

 

Minúsculo Tratado Sobre Motivação e Método

 

“Na maior parte do mundo, o teatro não tem um lugar exato na sociedade,
não exibe um objetivo claro, só existe fragmentariamente:
um teatro está atrás de dinheiro; outro, de glória; outro busca emoções;
outro, está interessado em política; outro, em diversão.” 
Peter Brook

   Observo com particular atenção o movimento do “Teatro Contemporâneo” que dedica-se a revelar e problematizar questões proeminentes relacionadas as minorias.

           O chamado Teatro Documentário, os happenings, a performance e até mesmo o instrumental do dito “Teatro Clássico” são utilizados nessas construções cênicas.

            A reflexão e denúncia sobre a opressão sempre trouxeram muita potência ao teatro em todas as eras. Acredito mesmo que isso  sempre foi e será uma das turbinas dessa nave chamada teatro.

            Reconheço no entanto que, para mim, o estudo individualizado da alma humana e as formas de revela-la, compreendê-la e senti-la através do fenômeno cênico sempre foi minha maior motivação como artista.

             Minha ação política como encenador, quase sempre, foi e é realizada com um microscópio, dificilmente, na minha prática teatral, recorri a uma luneta.

Adriano Abreu

Diretor do Coletivo Piauhy Estúdio das Artes 

Maio 2018  

Sair da versão mobile