“Secante” foi montado pelo grupo Renascer em 2002 e logo rompeu as fronteiras do Piauí se destacando no Festival do Cariri, na cidade do Crato e também no Festival da Juventude, em Recife. O grupo circulou com a obra e apesar das 12 apresentações conquistou o público e a crítica.
“A escolha desse texto foi uma forma de homenagear o escritor, já que Fontes Ibiapina dá nome à escola onde a história do grupo começou. A companhia leva aos palcos um dos episódios mais marcantes da história do Piauí e com isso realiza o processo de resgate da identidade e a valorização do estado. O CTR surgiu em 2001, através da iniciativa de professores de Educação Artística na Unidade Escolar Fontes Ibiapina.”
A peça não parou por aí, foi montada pela Épica Cia de Criação em 2014, também dirigida por Wanden Lima. O grupo percorreu os teatros de Teresina, além de apresentar em outras cidades do Piauí e em João Pessoa, na 1ª Mostra Internacional de Teatro de João Pessoa/PB com o espetáculo Secante.
E do que se trata esse texto que inspirou o grupo?
“Fontes Ibiapina começa a descrever, em seu emblemático “Trinta e Dois”, toda a terrível saga do povo nordestino diante do fenômeno da seca. O autor demonstra todo o seu poder poético e de síntese, narrando com perfeição o episódio da seca de 1932 no interior do Piauí.”
“Fontes Ibiapina relata, em detalhes, o sertão e todo o sofrimento das pessoas para fugir da morte estampada na vegetação, na falta de água e em muita fome?, diz Wanden, lembrando que a companhia criou, através de suas pesquisas, todo universo composto pelo autor, incorporando a este um rico e amplo discurso que envolve além do texto uma construção física forte e intensa. Discutir a seca é falar de algo que faz parte de nossa região, algo que está ligado a nossa história, algo que nunca devemos esquecer, complementa.”
“O espetáculo além de alertar sobre um tema que faz parte principalmente da história dos nordestinos contada e adaptada para a linguagem do grupo. Cada grupo de teatro segue a sua linha de abordagem, por isso o espetáculo teatral é uma obra única. Diversos grupo já montaram Romeu e Julieta, mas cada um colocou no texto a sua abordagem. Isso é fantástico, pois a cada espetáculo, o público pode se deparar com uma nova visão da obra.”
“A adaptação manteve a essência da obra, a essência textual do autor. No caso de “Trinta e Dois”, Wanden procurou revelar esse universo primário, o homem na luta constante pela sobrevivência, tentando de todas as formas vencer a natureza.”