Clésio Ferreira

Clésio de Sousa Ferreira nasceu em 1944, em Angical do Piauí, depois mudou-se para Teresina e posteriormente foi morar em Brasília aos 20 anos, com o irmão mais velho, Climério. Formou-se em Letras Português pela Universidade de Brasília (UnB) na década de 1970, foi professor e músico, participando de alguns festivais em Brasília. Faleceu aos 65 anos, em 2010, em Brasília, de insuficiência respiratória. Ele e o irmão Clodo são os autores da canção “Revelação”, que ficou conhecida na voz do cantor Fagner, ajudando a impulsionar a carreira do cantor que gravou a música um ano após o lançamento do LP São Piauí. Clésio também compôs com Domiguinhos, o piauiense fez as letras das músicas Caxiguelê e Dia Claro. Fez parcerias com os irmãos e diversos artistas conhecidos nacionalmente.

Nome Completo: Clésio de Sousa Ferreira

Descrição: Cantor e Compositor

Data de Nascimento: 24/10/1944

Local de Nascimento: Angical do Piauí-PI

Data de Falecimento: 06/07/2010

Local de Falecimento: Brasília-DF

Clodo, Climério e Clésio: Os irmãos Ferreira

Os irmãos Clodomir, Climério e Clésio têm raízes em Angical do Piauí, município do Piauí, e fazem parte da geração de músicos que arriscaram cruzar as fronteiras do Estado, buscando novos horizontes. Radicados em Brasília desde 1960, os irmãos se destacaram no cenário musical e se tornaram elementos importantes para a Música Popular Brasileira. Os irmãos, que começaram na carreira solo, certa vez apresentaram juntos no programa “Mambembe – a vez dos novos” e foram anunciados como Clodo, Climério e Clésio, desse evento nasceu a parceria.

Clésio Ferreira: A simplicidade e profundidade

Clésio Ferreira saiu do Piauí para a capital do Brasil, onde conseguiu estabilidade tanto na carreira de professor quanto na carreira de músico. Foi em parceria com os irmãos Clodo e Climério que ficou conhecido cantando, compondo e tocando. A parceria durou algum tempo e os irmãos afirmaram que cada um preservou a sua autonomia mesmo tocando juntos. As músicas de Clésio conquistaram muita gente, não só do meio da música, mas ficaram marcadas nossa memória, muitas vezes cantadas por outras vozes. Os irmãos contam que as músicas de Clésio demonstravam bem a sua personalidade, por serem mais calmas, sofisticadas e construídas com a sensibilidade e intuição.

Clésio Ferreira: A canção mais famosa

Mesmo formado em Letras e acumulando um vasto conhecimento da língua portuguesa, Clésio Ferreira ficou mais conhecido pelas suas melodias. A sua composição mais conhecida foi composta inicialmente para musicar uma poesia de uma colega do cantor e posteriormente para musicar um poema de Carlos Drummond de Andrade, porém, segundo Climério e Clodo, outro artista se antecipou e musicou o poema e para não perder a melodia, Clodo resolveu criar uma letra até que combinasse com a melodia, surgiu assim a afamada canção que conquistou o cantor Fagner.

Clodo, Climério e Clésio: Os irmãos Ferreira

As suas músicas já foram gravadas por artistas como Nara leão, Fagner, Dominguinhos, Tim Maia e Os Cariocas, Simone, MPB-4, Elba Ramalho, Ednardo, Amelinha, Zizi Possi, Fafá de Belém, Marlui Miranda, Ângela Maria, dentre outros. Um dos sucessos interpretados por Fagner, a música “Revelação”, é de autoria do Clodo e Clésio. Além disso, a única música composta por Nara Leão, em parceria com Fagner e Fausto Nilo, foi em homenagem aos irmãos, foi chamada “Cli-Clé-Clô”, gravada por Nara em seu LP “Romance Popular” de 1981.

Clodo, Climério e Clésio: Os irmãos Ferreira

Clodo, Climério e Clésio gravaram seis LPs, em vinil, por gravadoras e produções independentes. O primeiro LP foi lançado há 40 anos, intitulado “São Piauí” contendo 12 músicas que agradaram a crítica. Gravaram também os LPs: Chapada do Corisco (1979); Ferreira (1981); A Profissão do sonho (1989); Clodo, Climério, Clésio (1991); Afinidades (1993) e CD Tiro Certeiro (2001), este reunia as vozes de grandes cantores e intérpretes da MPB, com, nada menos que, 150 músicas. Findada a parceria, os irmãos continuaram a carreira solo.

Clésio Ferreira: As melodias que conquistaram o Brasil

Foram tantas parcerias e diálogos que a história de Clésio se mistura a história da música popular brasileira, seu toque melódico e as suas contribuições estão na memória musical, suas melodias tranquilas revelam a sua personalidade. Em parceria com os irmãos, Clésio compôs muitas canções, mas também produziu com outros artistas.

Fotos

Vídeos

Outras fontes

http://www.revistarevestres.com.br/entrevista/aqui-esta-meu-sangue-bebe/

http://zonasulnatal.blogspot.com.br/2003/11/entrevista-clodo-ferreira.html

http://dicionariompb.com.br/climerio

http://www.revistarevestres.com.br/novas/climerio-ferreira-lanca-livro-em-teresina/

http://dicionariompb.com.br/clodo-ferreira

https://lupa.atavist.com/clodo-ferreira

http://rabiscosdeouvido.blogspot.com.br/2012/08/clodo-ferreira.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cl%C3%A9sio_de_Sousa_Ferreira

http://www.fagner.com.br/Entrevistas/paf_entrevista_clodo.html

http://repositorio.unb.br/handle/10482/2963

 

Última atualização: 10/12/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s