Para que um artista consiga sobreviver de sua arte, ele precisa criar e cultivar um público que aprecie sua arte e o apoie constantemente. É um desafio que não acaba nunca, e tantos os jovens quanto os mais experientes têm de lidar com isso. Os iniciantes precisam conseguir colocar seu material no mercado e ter seu nome reconhecido, e os com mais tempo de estrada devem atentar-se com a necessidade de renovação de seu público e às vezes necessitam de apoio para alçar voos mais altos. As sugestões abaixo podem ajudar você, caro artista, a impulsionar sua carreira e fazer com que sua arte chegue a mais pessoas.
1. Participe de concursos
Muitas organizações promovem concursos ao longo de todo o ano, por todo o país. Concursos literários, editais de cultura, competições promovidas por empresas. Na maioria das vezes, a inscrição é gratuita ou mínima. Caso ganhe, além do prêmio em si, você pode ter portas de produtores culturais, editoras ou produtoras abertas com mais facilidade. E, quem sabe, ainda pode conhecer outros artistas que podem ajudá-lo também. As chances de ganhar são pequenas, afinal sempre muitas pessoas participam, por isso se inscreva na maior quantidade possível de concursos e oportunidades para aumentar a probabilidade de ganhar.
2. Faça contato com artistas experientes
Corra atrás, consiga o contato, envie um e-mail, adicione no facebook. Artistas mais experientes na sua área podem ajudá-lo com dicas preciosas, tanto sobre a sua produção artística quanto em relação a sua carreira em si. Não tenha vergonha, tente! E muitos artistas mais velhos se identificarão com você e podem até fazer questão de ajudá-lo caso reconheçam seu talento.
3. Publique na internet
É de graça e fácil. Basta criar conta em uma rede social e divulgar seu trabalho. Aos poucos, você criará e aumentará seu público. O retorno é rápido, o que já é uma excelente maneira de você ter noção do impacto que sua arte tem nas pessoas.
4. Envie seu material para produtoras artísticas
É escritor? Envie seus textos para editoras! É músico? Envie suas músicas para produtoras! É ator? Grave algo e envie para um diretor, ou faça muitos testes. Vá em frente, insista. Você corre o excelente risco de alguém gostar e investir em você.
5. Peça patrocínio para empresas
Dinheiro falta pra muita gente e começar um novo trabalho às vezes é caro. Ou bancar um trabalho mais ousado e mais caro fica complicado. Mas não desista! Muitas empresas têm tradição em apoiar artistas, patrocinar. Pesquise quais na sua cidade patrocinam produções artísticas e entre em contato, de preferência com um material bem organizado, especificando o valor que você precisa. Além do ganho de marketing que as empresas têm, elas podem deduzir o valor investido em cultura nos impostos que pagam ao governo, ou seja, essas empresas podem bancar seu projeto, não ter nenhum ônus financeiro e ainda ter o ganho de marketing por apoiar seu trabalho.