Livro Crônicas E Poemas Reflexivos
Depressão, uma doença mal compreendida
Depressão significa, literalmente, buraco. É uma falha na conexão elétrica entre os neurônios. Um buraco mental e emocional na mente e no coração. Quem a sente descreve-a como funesta, martirizadora, imobilizante, cruel e nefasta. É considerada o mal do século, pois é uma praga invisível queacomete milhares de pessoas. Pessoas no mundo inteiro vivem parcial ou totalmente escravizadas a esta doença.
Quais as causas? Ela pode ser orgânica, ou seja, advinda da genética. Se os pais ou avós têm depressão, geneticamente passam para os descendentes. Os filhos têm-na herdada dos pais. Ou pode ser devido a um ambiente hostil. Dentro da família, por exemplo, podem acontecer brigas, falta de amor, falta de atenção, afeto, parcialidade e outras. Pode ser devida a divórcio dos pais, a perda de emprego, dívidas etc. Na escola pode acontecer uma paixonite não correspondida, bullying, preconceitos etc. Na sociedade, podem acontecer preconceitos, subestimação da parte de outros a respeito das suas qualidades, discriminação por classe, sexualidade, racial, baixa autoestima, pouca valorização, a pessoa pode ser ignorada e ter dificuldade de relacionamentos.
Muitos depressivos procuram ser (in)dependentes de remédios, ou buscam refúgio no álcool e drogas. Outros se isolam. Outros abandonam o trabalho. Tentam suicídio. Como um depressivo pode ser ajudado? Como diz o ditado: “Muito ajuda quem não atrapalha”. Ser compreensível, não colocar culpa na pessoa, não fingir que ela não existe, encorajá-la, compartilhar dos seus sentimentos e visitá-la. Conversar com a pessoa depressiva também pode ajudá-la e ainda incentivá-la a procurar ajuda de um especialista.
Porém, geralmente a sociedade faz questão de aumentar a dor de um depressivo ao fazer tudo que é considerado cruel. Temos que pensar que, se a depressão às vezes não é
genética, ela também pode ser provocada. E se a vida se tornar difícil pra você e você se tornar depressivo e se lembrar de que já foi cruel com alguém? A vida dá voltas. Se você
ignorar um depressivo e sentir as mesmas dores que ele? Não magoe nem pise, pois amanhã pode ser sua vez e se lembrará de quão desamoroso foi.