Fantasia Nordestina, de Sidh Ribeiro

 

3138603904ede938fe9d3240c754eab5

Das coreografias que marcaram a história da dança piauiense e que ficaram na nossa memória, Fantasia Nordestina é uma das que encantou o público pelos lugares por onde passou. Em 2009 o espetáculo de dança era dirigida pelo bailarino e coreógrafo Sidh Ribeiro, no período que estava à frente do Balé da Cidade. E para explicar mais sobre essa grande obra selecionamos os seguintes trechos:

“O encanto e o humor dos personagens da cultura popular vão emocionar o público teresinense mais uma vez através do movimento dos bailarinos do Balé da Cidade de Teresina, que traz mais uma vez o espetáculo Fantasia Nordestina.

O espetáculo navega pelo inconsciente cultural nordestino, com inspiração em personagens peculiares. A peça mostra o homem do sertão. Um Hércules-Quasímodo que assiste de cócoras o passar da procissão, percebendo suas gentes sobrevivendo na fronteira entre o sagrado e o profano.

Os forrós no terreiro, os animais no quintal de casa, as moças namoradeiras, os compadres de prosa, as mulheres saudosas que guardam seus amores em malas de saudade são algumas das figuras que transitam na cena coreográfica.  A movimentação é baseada em posturas espontâneas do nordestino como um retorcer de corpos e quadris arqueados. Preferindo o simples, a coreografia é ao mesmo tempo arrojada e emblemática.

O teatro pede passagem entre uma variação e outra, dando lugar às cenas de adeus, saudades mescladas a momentos de puro excitamento musical, características deste povo. Em suma, Fantasia Nordestina usa a dança contemporânea para traçar um grande painel sobre a riqueza cultural e humana desta nação chamada nordeste.”

Fonte: Cidade Verde

“A coreografia, premiada no Festival de Dança de Joinville, é formada por bailarinos do Balé da Cidade, que se dedica a dança contemporânea, mas que não está desabilitado para dançar outros estilos. É um grupo que valoriza a pesquisa e envolve todos os profissionais na análise, pesquisa e montagem da história.”

Fonte: Portal AZ

 

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas