Relembrando “Musical Palmares”, de Valdemar Santos

zobie
Foto: Kelson Fontinele

“O Espetáculo Musical Palmares integra artistas negros, como bailarinos, atores e músicos todos já desenvolvem um trabalho artístico de relevância. Juntos realizamos uma obra artística (criação e exibição) que aborda a história do povo negro, enfatizando um processo enriquecedor culturalmente para o povo brasileiro como o samba, a capoeira, os ritos e a culinária, foram aspectos explorados na elaboração das cenas, dos figurinos, das movimentações e das musicas que foram criadas especialmente para o espetáculo pelos artistas Saquá e Ricardo Totte. O processo de criação durou quatro meses entre seleção e contratação. O projeto foi aprovado no Edital Nacional da Fundação Palmares: Idéias Criativas para dia 20 de novembro, dia da consciência e negra sendo único projeto selecionado do Nordeste, o que dá a Organização Ponto de Equilíbrio um reconhecimento pelo o trabalho que já vem se desenvolvendo ao longo de 11 anos no Estado. Também possibilita ao Ponto de Equilíbrio visibilidade nacional no momento em traz para o Piauí um prêmio tão importante no Brasil.

Levaremos ao público de Teresina uma concepção arrojada, elenco de primeira qualidade, artistas experientes que contribuíram o máximo para que o projeto saísse com alto nível técnico/artístico. As apresentações acontecem na seguinte ordem: dia 18/01/2011 onde faremos um Lançamento do projeto para 100 convidados especial que são parceiros/apoiadores da OPEQ, o local do acontecimento é na – ADH/Ponto de Equilíbrio/Centro – 19h. No dia seguinte 19/01/2011 o espetáculo segue para a Praça da Telemar/Mocambinho – 19h lá teremos também uma Palestra com a Historiadora Amarantina Sâmia Alves Mimbó, que vai fazer um breve fala sobre a importância do dia da consciência negra e também sobre a história do negro no Piauí ela é uma das principais ativistas do movimento Negro no Sul do Estado e desenvolve a cinco anos a Festa da Beleza Negra na comunidade quilombola Mimbó. Depois o espetáculo chega ao centro de Teresina dia 20/01/2011 o Adro da Igreja São Benedito, recebe as 19h os tambores danças e cores do Musical Palmares a igreja foi escolhida por ser a unica no Brasil a ter um santo negro como padroeiro, embora se comemore em seus festejos outro santo, isso é bem contraditório mais, é sem duvida um preconceito “desmascarado” sem falar que o Altar do São Benedito fica do lado de fora da igreja, o que nos levou mais uma vez a questionar sobre o racismo mascarado e também a levar o musical para aquele espaço tão importante para a cultura negra piauiense. Depois no dia 21/01/2011, invadiremos a Praça do CSU/Parque Piauí sempre as 19h. Pra concluir esse primeiro circuito do projeto vamos no dia 22/01/2011 apresentar para o público da Praça Cultural/Dirceu – 19h. O Dirceu é um lugar bem especial par Organização Ponto de Equilíbrio pois foi justamente lá que começaram as primeiras ações do que hoje se consolida como a ONG Ponto de EQuilíbrio.

No roteiro a história do povo negro e sua importância na cultura brasileira é contada pelos intérpretes, com música e dança que foram criadas especialmente para o trabalho. A direção geral é de Valdemar, coordenado por Luis Carlos Vale, o elenco que é formado por Cleide Fernando, Juliana Márcia, Kleo di Santis, Dackson Mikael, Marcos Diogo, Nayara Frabrícia, Zé Carlos, Ricardo Totte, Saquá, Beth Moreno, Geovano Quadro e a participação especial do Grupo Afro Cultural “Coisa de Nêgo”.”

Equipe de trabalho:

Direção e Coreografia: Valdemar Santos
Coordenação: Luís Carlos Vale
Assistente de Coreografia: Elizabeth Battali
Consultoria Administrativa: Laurita Vale
Consultoria Contábil: Ronaldo Lopes
Consultoria Jurídica: Ione Lopes
Produção: João Vasconcelos
Produção Executiva: Márcio Brito
Secretaria Executiva: Fran Silva
Direção Técnica: Dionísio Brasil
Palestrante: Sâmia Alves Mimbó
Figurino: Danilo França
Designer Gráfico: Jonathans Teixeira
Assessor de Imprensa: Marks Júnior
Produção de Audiovisual: Franklim Pires
Fotografia: Luciano Neves”

fonte: Portal AZ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.