O Rei do Baião e o Piauí

A obra de Luiz Gonzaga tem uma enorme importância para a cultura popular brasileira e já conquistou vários outros países. Aqui, vamos falar um pouco sobre a relação entre o Rei do Baião e o Piauí, Estado que com certeza foi influenciado profundamente pela obra e história de Luiz Gonzaga.

O Mestre Lua chegou a residir no Piauí quando estava servindo ao exército e ganhou, em 1978, o Título de Cidadania Teresinense. Em seu trio, Luiz Gonzaga chegou a ter o piauiense Juraci Miranda, conhecido por Cacau, como seu zabumbeiro. Outra curiosidade é o fato do ator piauiense Chambinho do Acordeon, de Jaicós (PI), ter protagonizado o filme “Gonzaga – De Pai para Filho” (2012), interpretando o próprio Luiz Gonzaga.

O primeiro Estado brasileiro a ter uma Colônia Gonzagueana foi o Piauí. Entre as atividades realizadas pelo grupo estão a Procissão dos Sanfoneiros, que acontece anualmente na data em que morreu Luiz Gonzaga, no dia 3 de agosto, e a Missa do Centenário do Rei do Baião, na Igreja de São Benedito.

O Piauí também foi cantado pelo Rei do Baião, seis músicas ao todo, que você pode conferir abaixo.

1. Piauí, 1952 (compositor: Sílvio Moacir de Araújo)

2. From United States of Piauí, 1972 (compositor: Gonzaguinha)

3. De Teresina a São Luís, 1962 (compositores: Helena Gonzaga e João do Vale)

4. Boi-Bumbá, 1965 (compositores: Gonzaguinha e Luiz Gonzaga)

5. Motivação Nordestina, 1970 (compositores: César Rousseau e Carlos Cardoso)

6. Lascando o Cano, 1954 (Zé Dantas e Luiz Gonzaga)

Além dessas músicas sobre o Piauí, o Mestre Lua gravou a música “Lampião, Era besta não”, em 1983, composta pela piauiense Solange Gomes Veras, sendo a única música gravada pelo Mestre Lua que foi composta por um piauiense.

O Piauí também tem honra de ter o maior imitador de Luiz Gonzaga: João Cláudio Moreno, que sempre emociona quando “encarna” o Rei do Baião. Assista:

Total
0
Shares
1 comentário
  1. Parabéns pela pesquisa !! Muito legal ! Lembro dele no em São Lourenço do Piauí, tocando no patamar da igreja , em 1966, eu uma adolescente viajando para São Paulo, de ônibus ( saindo de SRNonato) ! Fiquei facinada , afinal era o Luís Gonzaga! Nunca esqueci !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas