A maria isabel é um prato piauiense que consiste em arroz misturado com carne de sol. Ela surgiu quando as mulheres resolveram picar toda a carne e misturar ao arroz, pois os homens, na maioria das vezes vaqueiros, se serviam primeiro na hora da refeição e acabavam pegando toda a carne, assim teriam uma distribuição mais igual entre homens, mulheres e crianças. O nome maria isabel se refere à filha de Simplício Dias, fazendeiro, dono de grandes currais de gado em Parnaíba. Em Goiás existe preparação semelhante com o mesmo nome, e no Pará é chamado de maria isabel uma torta de pão de ló com recheio de bacuri. Aprenda abaixo a preparar uma maria isabel do Piauí.
Ingredientes
1/2 kg de carne de sol cortada em cubinhos
1/2kg de arroz branco
9 xícaras de água
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimenta de cheiro (opcional)
coloral
sal
pimenta do reino
Cheiro verde (coentro e cebolinha)
Modo de Preparo
Se a carne estiver muito salgada, dessalgue em água gelada, quente ou salmoura. Refogue os cubos de carne de sol no óleo. Acrescente o coloral, a cebola, o alho e refogue. Acrescente o arroz e frite um pouco para ficar soltinho. Acrescente água gelada ou quente, espere ferver e tampe a panela e abaixe o fogo. O tempo pode variar de 15 a 20 minutos. Se quiser que se forme o pregado, deixe mais 10 minutos depois de cozido. Misture cheiro verde picado e sirva com um ovo estrelado.
E você, como prepara sua maria isabel?
*Cairo Rocha (@cairorocha, @sapotithe) é gastrônomo, formado pela Estácio de BH, pós graduando pela Facid. Teresinense, aficcionado por comida e pela cultura local. Na cozinha procura alcançar o tempero de sua avó, sua principal inspiração.