Soraya Castello Branco

A cantora, produtora e publicitária Soraya Castello Branco é natural da cidade de Parnaíba-PI. Filha de mãe também cantora, Soraya já tem 16 anos de carreira profissional, e possuí no currículo participações em festivais no Piauí e em boa parte do Brasil. A artista já participou de três seleções do extinto programa de competição musical, FAMA, o que segundo ela, foi um momento de troca de experiências importante. E em 2009, ganhou o prêmio de melhor intérprete e melhor música no Festival Cantos do Piauí. Pela paixão, o jeito doce, e principalmente pela afinação com que interpreta as músicas, consolidou sua história como uma das maiores intérpretes de Música Popular Brasileira (MPB) do nosso estado, segundo críticos e arranjadores musicais.

Nome Completo: Soraya Castello Branco

Descrição: Cantora, produtora e publicitária

Data de Nascimento:

Local de Nascimento: Parnaíba- PI

A ligação com a música

Desde muito nova, a cantora Soraya Castello Branco esteve rodeada de familiares que eram envolvidos com música, pintura, e teatro, o lhe fez de certa forma tender pelo ramo das artes, mas a principal influenciadora de Soraya foi sua mãe, Dona Valéria Carvalho. A mãe de Soraya tinha uma banda na adolescência, e foi a precursora da família no mundo da música. Soraya recorda, inclusive, que Dona Valéria sempre andava com o violão, seja nas idas à praia ou aos finais de semana na varanda de casa, quando se juntava com amigos para fazer música. Outra forte influência para Soraya foi o cantor Teófilo Lima, que é casado com uma prima dela. Nos tempos de escola, Teófilo participava de festivais, e em algumas oportunidades chamava Soraya para cantar, mas ela ainda muito tímida, rejeitava os convites. Tendo crescido nesse ambiente musical, a artista foi tomando cada vez mais gosto pelo canto, até compreender que era aquilo que queria para sua vida.

Se consolidando no mundo da música

A história profissional de Soraya Castello Branco na música, começa ainda em Parnaíba, quando ela se aproxima de Fátima Castelo Branco, que era casada com um primo de seu pai. Durante as reuniões familiares Soraya sempre cantava, e foi observando o potencial da menina para a música, que Fátima resolveu convidá-la para participar do seu CD “Pedindo um tom”, de 2001. A então adolescente Soraya, já havia participado de festivais e feito pequenas participações em shows de barzinhos, mas nada tão sério quanto a gravação de um CD. Foi para se preparar vocalmente para esse primeiro trabalho, que aos 16 anos de idade, ela foi para Teresina, onde fez aulas de técnica vocal e participou de alguns corais. Soraya afirma que ao entrar no estúdio e ensaiar com os músicos, ela teve a certeza de que estava no caminho certo, que havia se encontrado naquele ambiente. Depois de gravar o CD, a cantora não parou mais, começou a conhecer grandes cantores e compositores. Conheceu o violonista Geraldo Brito e o pianista Luizão Paiva, e juntamente com eles, começou a fazer shows da noite.

As parcerias

A cantora Soraya Castello Branco já participou desde 2002 dos maiores festivais produzidos no estado do Piauí, entre os quais se destacam o Festival de Inverno de Pedro II, Festival da Cachaça de Castelo e Festival da Uva de São João do Piauí. Fora do nosso estado, representou a música piauiense em Brasília, no evento “Nação Piauí” (2004 e 2005). Durante todo esse tempo de carreira, Soraya fez participação em vários projetos, como no CD “Calmaria” (2003), de Vavá Ribeiro; CD “Cantos do Piauí” (2005); CD “Sertão de dentro” (2007), de Humberto Rosa; DVD “Santo da Terra”, do cantor Roraima, além de participar de outros trabalhos, como a gravação do clipe do Hino do Piauí. E em 2008, Soraya lançou seu primeiro CD intitulado “Sol”, fazendo referência ao seu apelido. Segundo ela, esse trabalho que varia da MPB ao POP, foi inteiro composto por músicas de amigos que são referência para ela, como Vavá Ribeiro, Fátima Castelo Branco, Teófilo Lima e Alexandre Júnior. “Sol” foi o começo de tudo para a cantora, e que conta com um repertório repleto de músicas suaves e românticas, que combinam com a voz doce da cantora, resultando em um trabalho bem executado e com muita alma.

O brilho da cantora

Soraya Castello Branco já havia gravado seu primeiro disco, quando ganhou, em 2009, o prêmio de melhor intérprete e melhor música no Festival Cantos do Piauí. Desde então a cantora se empenhou em realizar shows temáticos homenageando grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Chico Buarque, Marisa Monte, Roberto Carlos, Luiz Gonzaga, entre outros. E entre 2010 e 2012, participou do Circuito Cultura Banco do Nordeste, passando por estado como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Já dividiu palco com grandes nomes da música como Chico César, Guilherme Arantes, Leoni e Teresa Cristina. Em 2015, lançou o projeto “Simply Live”, que trazia música de algumas de suas referências internacionais, tais como Cole Porter, Diana Krall, Stevie Wonder, Elton John, Norah Jones e Beatles. Soraya só gravou um CD até agora, não vê nenhum problema nisso, pois para ela, toda a experiência com os shows temáticos e demais apresentações, lhe trouxeram uma bagagem importantíssima, que lhe permite passear por vários estilos musicais. A artista ainda não tem composições próprias, mas atualmente está em processo de escrita, para no futuro, lançar músicas em parceria com amigos, algo que ela pretende fazer sem pressa, dando preferência, nesse momento, à sua vocação de intérprete.

Os desafios de ser artista

Para a cantora Soraya Castello Branco ainda é muito trabalhoso ser artista no Piauí, não sendo possível só se dedicar ao ofício, é preciso acumular as funções de empresário, produtor e distribuidor de CDs, ou seja, ser uma empresa numa pessoa só. E mesmo com tudo isso, talvez o artista ainda precise ter uma outra profissão. Soraya entende bem disso, pois durante um bom tempo dividia-se entre os trabalhos de publicidade, área em que é formada, e seus shows aos fins de semana. Soraya acredita que a vida do artista independente melhorou significativamente a partir do surgimento das mídias digitais como o Youtube. Para a cantora, o piauiense tem conhecido mais os artistas de sua terra a partir através das redes sociais e as plataformas musicais, e visto a qualidade e a riqueza da própria música, e isso tem ajudado não só à ela, mas os artistas em geral, não sendo preciso mais sair do estado para ser reconhecido, pois a internet leva o trabalho do artista para qualquer lugar. E o conselho de Soraya para quem quer começando é estudar e se emprenhar muito, além de se cercar boas referências musicais, já que o mundo da música está cada vez mais profissional. Ela finaliza dizendo que para fazer um bom trabalho, é preciso ter amor por aquilo que se faz, assim as coisas fluirão de uma forma interessante.

A intérprete

Nesses 16 anos de carreira, a cantora Soraya Castello Branco celebrou a música popular brasileira, com seu jeito único de cantar. Homenageando referências internacionais como Cole Porter, Diana Krall e Elton John, e nacionais como Maria Bethânia, Chico Buarque, Elis Regina, Fátima Castelo Branco e Vavá Ribeiro. A cantora que toma para si as canções, e as interpreta com toda a sua alma, diz ter verdadeira paixão pela música, e acredita que para cantar, é preciso se doar totalmente. Quando perguntamos o porquê de cantar, ela explica que cantar é o que lhe move e lhe deixa bem para tudo. E assim ela continua, movendo-se, entregando-se para a música. Nesse ano, a cantora promete muitas novidades, como o lançamento de um novo CD, e também do seu site, e ainda, a participação como intérprete do projeto “Concerto de Música Brasileira,” acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Teresina, que tem previsão de estreia para Março, e que para ela significa a consolidação de todos os shows que produziu ao longo desses anos, celebrando a MPB. Soraya afirma que música é tudo, e que sem música o mundo não teria graça. E é para trazer graça, e bons sentimentos, que a cantora prossegue, procurando despertar boas coisas nas pessoas por meio do seu trabalho.

Contatos

http://facebook.com/soraya.castellobranco.9

http://instagram.com/sorayacastellobranco

cantorasol@hotmail.com

Fotos

Vídeos

Discografia

“Sol” (2008).

Outras fontes

http://cidadeverde.com/noticias/29707/soraya-castelo-branco-lanca-cd-em-sua-terra-natal-neste-sabado

 

Última atualização: 04/03/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas