Hugo dos Santos

Hugo dos Santos) é músico e compositor. Nasceu em Peixoto de Azevedo-MT. Seus pais fugiram para o garimpo, já que seu avô era contra o casamento. Na sua infância, teve como primeiro contato com a música com os discos de seus pais, algumas músicas românticas, MPB, Diana e a própria música sertaneja. Veio a Teresina na infância, bem rápido e depois no começo da adolescência chegou para morar (antes morou um período no Maranhão). Aqui, começou na música e teve um filho, que hoje tem 11 anos. Hugo nos conta que “Teresina é o que tenho de mais parecido com um lar, me sinto em casa. Sou cria dessa parte do nordeste (Piauí, Maranhão) e vou levar isso comigo até meu último suspiro.”

Libertar aquilo de mim, soltar aquele sentimento. Geralmente quando é bem forte o processo eu começo a chorar, tem umas que são assim, escrevendo e chorando, tem outras que não faço nada, canto e elas existem…”. Hugo dos Santos

Nome Completo: Hugo dos Santos

Descrição: Músico e compositor

Data de Nascimento:

Local de Nascimento: Peixoto de Azevedo-MT

Os primeiros trabalhos

O músico e compositor Hugo dos Santos em 2011 lançou dois EPs: “Trinco-Até outro dia” e “Guardia Nova-Quando chegar”. O primeiro EP Trinco veio como fruto do trabalho de banda, já tocavam há um tempo e resolveram gravar algumas músicas. Aproveitando a gravação da Trinco, Hugo chamou Joniel Veras para participar do disco e gravar algumas músicas, dando certo o contato dele com Jan Pablo (guitarrista e produtor da trinco), e logo lançaram os dois EPs no mesmo link Trinco+Guardia Nova.

A libertação por meio da música

Hugo dos Santos​ nos conta que busca por meio da sua música “principalmente libertar aquilo de mim, soltar aquele sentimento. Geralmente quando é bem forte o processo eu começo a chorar, tem umas que são assim, escrevendo e chorando, tem outras que não faço nada, canto e elas existem… Mas sempre é incrível quando acontece. Tem outro lado também, a maioria absoluta das minhas composições eu não tenho mais, se não me emocionam, se só dura aquele momento eu deixo pra trás, não me apego, nem gravo, e essas são a maioria.”

Trincado

Em 2012, Hugo dos Santos​ lança o EP “Trincado – Todos os Santos”, disco feito em parceria com o músico e produtor Ravel Rodrigues​, um álbum que flerta com a MPB. Escute:

Então vá – soundcloud.com/trincado/ent-o-v

Marintima – soundcloud.com/trincado/marintima

Olho nu – soundcloud.com/trincado/olho-nu

Magia – soundcloud.com/trincado/magia

Tempo Dali – soundcloud.com/trincado/tempo-dali

Magia Ubajara – soundcloud.com/trincado/magia-ubajara

A maioria absoluta das minhas composições eu não tenho mais, se não me emocionam, se só dura aquele momento eu deixo pra trás, não me apego, nem gravo, e essas são a maioria.” Hugo dos Santos

Inspirações

Hugo dos Santos, que além de músico é compositor, gosta muito de compor na madrugada, no silêncio da madrugada. Ele nos conta que sempre foi assim, mas fez recentemente uma música logo quando acordou, bem cedo da manhã, e é uma música que tem gostado muito. Ele se cobra quando passa muito tempo sem compor, fica com receio de não mais conseguir, mas aí sai do casulo e geralmente vem umas duas, três de uma vez quando entra novamente na vibração.

O disco solo

Em 2014, Hugo dos Santos começa a gravação do seu primeiro disco solo, álbum feito em parceria com a banda instrumental Burro Morto. O disco foi gravado e mixado no estúdio Mutuca-PB e tem produção de Haley Guimarães, com arte de Hudson Melo. O disco foi lançado em outubro de 2016. Escute:

Licença – hugodossantos.bandcamp.com/track/licen-a

Deixa pra trás – hugodossantos.bandcamp.com/track/deixa-pra-tr-s

Golda sagrada – hugodossantos.bandcamp.com/track/golda-sagrada

Há de chegar – hugodossantos.bandcamp.com/track/h-de-chegar

Mudando a estação – youtu.be/ZIWWPheeklI

Chegou a hora – hugodossantos.bandcamp.com/track/chegou-a-hora

Fim das certezas – hugodossantos.bandcamp.com/track/fim-das-certezas

Longe é aqui – hugodossantos.bandcamp.com/track/longe-aqui-2

Mutante – hugodossantos.bandcamp.com/track/mutante

O céu fechou – hugodossantos.bandcamp.com/track/o-c-u-fechou

Referências

As maiores referências de Hugo dos Santos são os cantadores do Nordeste, o bumba-meu-boi (do Maranhão e do Piauí), os tambores de terreiro, os sambistas e pagodeiros, assim como o o reggae, rock, música eletrônica. No Piauí, ele destaca como referências o Narguilé hidromecânico, Os Caipora, Rock Moreira, Eita Piula, Nando Chá, entre outros. Sobre o cenário musical piauiense, Hugo acha que estamos nos atentando para formas de produção mais baratas e de qualidade. O lançamento de discos, singles, EPs têm aumentado, e a qualidade também. Outro fator importante é que o diálogo entre artistas de áreas distintas tem acontecido e cada dia mais forte, isso facilita muito a produção de um trabalho. E pra quem deseja virar músico, Hugo aconselha continuar tocando, acreditando em si e dar um tanto de atenção às críticas, se ligar onde está faltando e não dar muita bola pros elogios.

Contatos

http://youtube.com/c/HugoDosSantosmusic

http://hugodossantos.bandcamp.com/releases

http://facebook.com/hugodossantosmusic/

http://instagram.com/dos_santos_hugo

hugo209a@gmail.com

Fotos

Vídeos

 

Discografia

Samba Devagar (2017);

Hugo dos Santos (2016);

“Trincado – Todos os Santos” (2012).

Outras fontes

http://entrecultura.com.br/2016/06/15/eu-ouvi-hugo-dos-santos/

http://www.capitalteresina.com.br/noticias/cultura/cantor-musico-e-compositor-hugo-dos-santos-fala-sobre-sua-trajetoria-na-musica-29734.html

 

Última atualização: 30/10/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas