Dalson Carvalho

Dalson Carvalho – Foto José Ailson (Um Zé)

O cineasta Dalson Carvalho nasceu em Teresina-PI, no dia 11 de setembro de 1983. Escreve, filma, edita e compõe a música dos seus filmes. Foi graduado pela AIC – Academia Internacional de Cinema e tem especialização em Edição. Trabalhou para diversas marcas como Tommy, Adidas, Farm, Natura, Kibon, Vale, Petrobras, tanto em produções nacionais e internacionais. Palestrante e professor experiente, já capacitou dezenas de novos entusiastas no audiovisual. Entre várias premiações se destaca o Golfinho de Ouro em Cannes, através da Conspiração filmes, com a edição do melhor filme empresarial para “Endesa: Brasil Pandeiro” (youtu.be/zQArUsrrPPU). Atualmente se dedica ao seu projeto pessoal de vídeo-poesia, uma mistura de cinema, poesia literária e composição musical, expandindo as formas de expressão através do vídeo.

Nome Completo: Dalson Carvalho

Descrição: Cineasta

Data de Nascimento: 11/09/1993

Local de Nascimento: Teresina-PI

De volta ao lar

O cineasta Dalson Carvalho está de volta a Teresina depois de ficar 7 anos distante, e já veio com muitas novidades. Entre elas, o foco no trabalho de base, na formação e capacitação de novos entusiastas no audiovisual e também sua mais recente oficina de cinema para crianças, um curso de cinema todo voltado para uso de celular e tablets com foto na criançada. Já no dia 11 de novembro (sexta) no auditório da TV antares, Dalson ministrará a palestra “O vazio das palavras: cinema + poesia”. Nessa palestra o cineasta Dalson Carvalho apresenta sua técnica de estudo de roteiros e as noções básicas da linguagem dos planos cinematográficos. A segunda parte do encontro é um workshop prático com a criação de um roteiro, filmagem e edição de um vídeo. Os participantes são conduzidos a pequenos exercícios de criação de roteiro, atuação, direção, filmagem e edição. O evento tem a duração de 4 horas e conta, além de exércitos práticos, com uma seção final de perguntas e respostas.

O olhar do cineasta

O olhar do cineasta Dalson Carvalho​ é único, transgressor, libertador. Por meio da sua arte, Dalson se propõe a nos levar a conhecer o seu mundo particular, propõe uma viagem de descobertas em um mundo pujante de liberdade, poesia e criticidade. Dalson explora desde temáticas de crítica social (bastante forte em seu primeiro filme, “Sem Sentir”) e sexualidade (como no filme “Corpos Humanos”) até vídeos-poesia, seu foco atualmente. É um diretor de cinema tipicamente experimental e autoral, escreve, filma, edita e compõe a música dos seus filmes, proporcionando uma experiência única para quem tem o prazer de entrar em contato com sua arte. Tudo começou com o curta “Sem Sentir”, em 1998. A primeira experiência de Dalson Carvalho já mostra sua originalidade e seu viés crítico. Todo filmado em fitas e editado em videocassete VHS. O diretor surge com um corte rápido, quase que impossível para a tecnologia disposta. A fúria no ritmo e a leveza dos movimentos de câmera revelam o talento do jovem cineasta, que conseguiu uma bolsa na Academia Internacional de Cinema (AIC) graças a esse curta. Abaixo segue parte da Filmografia de Dalson Carvalho.

As referências do cineasta

Dalson Carvalho nos conta que uma das suas maiores influências é o livro “On the Road”, “Pé na estrada” em português, de Jack Kerouac, que leu ainda adolescente. Foi a primeira vez que teve a sensação de que não era ele que estava lendo o livro, mas sim o livro o lendo. Ele descreve essa experiência como uma descoberta da magia, algo que o transformou e o influenciou profundamente na sua vida e na sua arte.

As bases do cineasta

Outras grandes referências de Dalson Carvalho​ são os cineastas Godfrey Reggio e Ron Fricke, cineastas estadunidenses também experimentais e bastante originais. A princípio, as principais influências culturais de Dalton são do exterior, como o rock indie, a geração Beatnik, e afirma conhecer pouco da produção cultural piauiense, apesar de estar muito impactado pela produção artística de Hugo dos Santos​, que teve a chance de conhecer recentemente. No entanto, agora de volta a Teresina, Dalson afirma estar se dedicando a estudar a cultura piauiense, pesquisa esta que futuramente irá virar um filme em homenagem ao Piauí. E já está produzindo um vídeo-poesia sobre Teresina, imaginando como seria Teresina se Teresina fosse uma pessoa. Quais características ela teria? Que idade teria? Com qual personalidade?

Conhecimento é poder

Para quem deseja ser cineasta ou trabalhar com cinema, Dalson Carvalho recomenda estudar! Investir na formação, adquirir conhecimento, aprender a base, e aproveitar todo o conhecimento que hoje em dia está disponível na internet, no youtube. Cursos online, entrevistas com grandes nome do cinema, PESQUISAR! E justamente por acreditar na importância do conhecimento, da formação, Dalson está com uma extensa programação de cursos e workshops para várias idades e perfis para quem deseja entender mais do cinema e da linguagem audiovisual. Para mais informações, acompanhe Dalson em suas redes sociais:

Contatos

http://www.instagram.com/dalson_jr/

http://youtube.com/dalsoncarvalho

http://fb.com/dalsonjr

Fotos

Vídeo

http://youtube.com/user/dalsoncarvalho

Longas

Depois de Nós (Ficção – São Paulo 2006 – Direção Roteiro)

Todos os Dias (Comédia – São Paulo 2006 – Fotografia)

Curtas

Sem Sentir (Experimental – Teresina 1998 – Direção, Foto, Roteiro)

Limítrofe (Drama – Curitiba 2005 – Direção)

Tormenta (Ficção – Curitiba 2005 – Roteiro)

Zilá (Drama – São Paulo 2006 – Fotografia)

A Conquista do Espaço (Ficção – São Paulo 2006 – Roteiro, Fotografia)

A Casa Rosa às 5inco Horas (Experimental – Teresina 2007 – Direção, Foto, Roteiro)

Corpos Humanos (Ficção – Teresina 2007 – Direção, Foto, Roteiro)

Quem São Os Mestres? (Documentário Experimental – Teresina 2007- Direção, Foto, Roteiro)

Primeira Camada (vídeo-dança, rodado na Floresta Fóssil – Teresina 2013)

I Feel So Sad This Evening (clip para banda Validuaté com a poesia de Torquato Neto – 2013)

Número 5 (Vídeo-Poesia – 2015)

7 Recomeços (Vídeo-Poesia – 2015)

Outras fontes

https://www.google.com.br/search?q=Dalson+Carvalho%5B&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&dcr=0&ei=M6HoWbayG82vwgTo8IeQBw

https://www.google.com.br/search?q=Dalson+Carvalho%5B&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b-ab&gws_rd=cr&dcr=0&ei=M6HoWbayG82vwgTo8IeQBw

 

Última atualização: 06/11/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas