Luana Campos

Luana Campos – Foto José Ailson (Um Zé)

A cantora teresinense Luana Campos é sucesso de público, seja como vocalista feminina da banda Top Gun ou com seus trabalhos de canto lírico. Muito estudiosa e perfeccionista, Luana se preparou bastante antes de finalmente entrar no mundo da música. “Só queria saber de aula de canto.” declara a cantora. Luana cantou durante 10 anos em corais. O que começou como brincadeira, acabou virando profissão. Participou como solista mezzo soprano do projeto 9ª Sinfonia de Beethoven. Cantou e atuou nos musicais “West Side Story”, “Fantasma da Ópera”, “A Vingança da cigana” e no espetáculo musical “New Time”. Foi finalista do concurso nacional “Cante no Soulspell Metal Opera”, que contou com 160 inscritos, em 2011. É uma das solistas no projeto Rock Sinfônico, em que canta clássicos do rock acompanhada da Orquestra Sinfônica de Teresina. Durante essa semana você vai conhecer um pouco mais da cantora.

Nome Completo: Luana Oliveira Campos

Descrição: Cantora

Data de Nascimento: 30/06/1989

Local de Nascimento: Teresina-PI

Como tudo começou

Luana começou a cantar aos 14 anos de idade, por brincadeira, nos intervalos das aulas, dando voz às músicas tocadas pelo amigo e guitarrista Láryos Lima, que ela diz ter sido uma grande influência nesse seu começo no mundo da música. Em casa Luana já cantava há bem mais tempo, talvez por ter crescido num ambiente muito musical, influência do pai, que sempre apreciou música, principalmente erudita e rock, o que fazia com que a casa em que morava nunca estivesse silenciosa. Foi também por volta dos 14 anos que Luana percebeu a necessidade de aprimorar sua técnica vocal, e decidiu participar de corais, dentro e fora do Piauí. Foi em um desses cursos de extensão, ministrados na Universidade Federal do Piauí, que a cantora conheceu a professora Deborah Oliveira, figura importante para seu desenvolvimento no canto lírico, começava ali uma parceria de sucesso. Ao todo, Luana passou 10 anos cantando em corais, tempo que a proporcionou uma base sólida para sua carreira musical.

As duas paixões

A cantora Luana Campos traz consigo a energia do rock and roll tanto quanto o refinamento da música clássica. Prova disso é que suas primeiras experiências em pequenos shows foram à frente dos vocais das bandas teresinenses de rock Inner Delirium e Mother of Light. Apresentações esporádicas, tocavam por diversão. Mas não foi com o som pesado do rock que Luana estreou como cantora profissional, bem longe disso. Sua estreia aconteceu aos 19 anos de idade, quando se apresentou como solista mezzo soprano do Projeto da 9º Sinfonia de Beethoven com a Orquestra Sinfônica de Teresina. Uma mudança e tanto de estilo. Depois de uma entrada tão poderosa no mundo do canto, interpretando clássicos, a cantora não parou mais. Participou de musicais como “West Side Story” (2009) e “Fantasma da Ópera” (2011).  Foi finalista do concurso nacional “Cante no Soulspell Metal Opera”, que escolheu uma vocalista para a banda de Heavy Metal Soulspell, e mais recentemente, teve a oportunidade de interpretar músicas que unem o rock and roll e a música clássica, no projeto “Rock Sinfônico”, idealizado e executado pela Orquestra Sinfônica de Teresina, sob a regência do maestro Aurélio Melo.

Espetáculos e referências

A cantora Luana Campos é formada em jornalismo e comunicação social pela Universidade Federal do Piauí, e o motivo de ter escolhido o curso é bem curioso: conhecer seus ídolos da música. Algo que conseguiu por meio do seu trabalho como cantora. No dia da colação de grau, participou do show de comemoração de 10 anos de carreira da banda piauiense de rock Cojobas, o que para ela foi algo emocionante, principalmente pela oportunidade de poder cantar composições que moldaram suas preferências musicais desde a adolescência. Em 2012 interpretou a cigana Pepa na primeira montagem brasileira da ópera luso-brasileira “A Vingança da cigana”. Essa foi a primeira ópera apresentada integralmente no Estado do Piauí. Entre as referências musicais de Luana estão a cantora e atriz americana Lea Michelle, a cantora Amy Lee da banda Evanescence e ainda Chico Buarque.

A Top Gun e a nostalgia

A cantora Luana Campos comanda juntamente com Flávio Moraes os vocais da banda Top Gun. Antes os integrantes faziam cover da banda norueguesa A-ha. Sentindo a necessidade de expandir o repertório musical, decidiram agregar à banda uma vocalista, e foi assim que Luana integrou a grupo musical, que passou a se chamar Top Gun, nome dado em homenagem a um filme dos anos 80, estrelado pelo ator Tom Cruise. Músicas dos anos 80, aliás, é a especialidade da Top Gun. Os integrantes levam ao palco toda a magia dessa década tão rica e adorada. A nostalgia é garantida com um repertório que inclui sucessos de A-ha, Cindy Lauper, Madonna, Freddie Mercury, e ainda o melhor das trilhas sonoras de filmes e seriados dos anos 80. Além de Luana e Flávio, integram a banda o guitarrista Garem Vilarinho, o baterista Hugo Ricardo, os tecladistas Wandison Sales e Alan Vieira, e o músico Paulo Utti.

Os caminhos da música clássica

Quando perguntada sobre as barreiras que impedem o crescimento da música erudita em Teresina, Luana observa que um dos fatores é o desconhecimento que grande parcela da população tem sobre esse estilo de música, e acrescenta que isso se deve ao fato de a maioria das pessoas não possuírem hábito de frequentar espaços onde as apresentações acontecem. Para Luana, é preciso que os cantores líricos tenham uma visão diferenciada que englobe apresentações em ambientes variados, como forma de, gradativamente, atrair o público para os teatros. “As pessoas não vão ver aquilo que elas não conhecem”, comenta a cantora. A Orquestra Sinfônica de Teresina tem feito isso de forma brilhante, e tem conseguido atrair mais público para suas apresentações. Para quem almeja entrar para o canto lírico, Luana aconselha investir pesado nos estudos de preparação vocal, e lembra que canto é exercício contínuo.

Talento e competência

A combinação entre talento, competência e profissionalismo é poderosa. Além do talento nato, Luana investe e se dedica constantemente ao aperfeiçoamento da sua arte, realizando cursos aqui em Teresina e em vários outros Estados, dando a ela uma base sólida quando decidiu profissionalizar-se. Não é à toa que a jovem cantora Luana Campos já é considera uma das mais belas vozes do Piauí, apresentando sua arte nos mais diversos estilos e projetos, como na Banda Top Gun, em musicais, em apresentações com a Orquestra Sinfônica de Teresina, em projetos especiais e nas mais diversas casas de show e eventos de Teresina. Mas a paixão mesmo de Luana é o Teatro Musical, estilo que mais se identifica e que permite a ela mostrar todo seu potencial como cantora, intérprete e artista. Apesar de não ter um projeto definido ainda, Luana sonha com um álbum com músicas autorais e inéditas, com canções que valorizem seu perfil artístico. Vamos aguardar e acompanhar o desenrolar de uma história que tem tudo para continuar sendo encantadora.

Contatos

http://www.facebook.com/luanaocampos

http://www.instagram.com/luana0campos/

Fotos

Vídeo

Outras fontes

 

Última atualização: 21/05/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas