Frida Abraão

Frida Evolet – Foto José Ailson (Um Zé)

Lá vem ela, Frida Abraão e pode ter certeza que você vai notar, afinal ela chega chegando, deixando um brilho único por onde passa e contagiando a galera. Vai ter drag sim, vai ter drag cantando e dançando no palco da geleia. Frida é performer, compositora, poeta, desenhista, DJ, drag queen e social media. Nasceu em Brasília, mas tem o coração piauiense, chegou aqui em 2002 e por aqui ficou. Gamou tanto no estado e se aconchegou lá em Parnaíba. Já cursou Moda e Ciência Política na UFPI, mas se encontrou mesmo foi nos palcos e na arte. Essa semana vamos conhecer tanto os bastidores quanto o palco do mundo da Frida Abraão.

“Eu gosto de trabalhar com o caos.” Frida Abraão

Nome Completo: Abraão Vasconcelos

Descrição: Cantora, compositor, desenhista, DJ, Drag Queen, performer e aspirante a atriz

Data de Nascimento: 03/04/1993

Local de Nascimento: Brasília-DF

Os rascunhos do intérprete

Frida Abraão é a personagem criado pelo artista Abraão Vasconcelos, antes da Drag ele recebeu uma influência artística dos pais bem forte. A arte sempre esteve presente na sua vida, seu pai gostava de cantar e desenhar, é, segundo Abraão, um arquiteto autodidata. E ele sempre cantou e tocou música com o pai. Na adolescência o jovem artista entrou para a igreja protestante, onde começou a ser estimulado artisticamente, pois foi lá que fez as suas primeiras aulas de canto, teatro e apresentou musicais. Então, percebeu que gostava muito de tudo aquilo, das artes. Em 2011 Abraão arriscou e veio para Teresina, começou a cursar Moda, pois era um curso que permitiria explorar a sua criatividade, mas o teve que trabalhar sendo, por isso, forçado a desistir do curso. As diversas crises políticas fizeram Abraão se interessar pelo tema, então ele entrou no curso de Ciência Política, mas o esforço para trabalhar e estudar começou a prejudicar a sua saúde e ele foi forçado a deixar o curso. A Frida surgiu no meio desses eventos, quando Abraão veio morar em Teresina e começou a se montar por brincadeira com os seus amigos.

Os bastidores da personagem

Frida Abraão é descontraída, alegre, bem comunicativa e, segundo o artista, um pouco diferente do Abraão. Ela tem causado com as suas músicas e é impossível não notar a sua presença. Foi com as brincadeiras entre os amigos, experimentando a peruca e maquiagem que a personagem começou a ganhar cores. E nos pequenos desfiles simulados a personagem foi lapidada, do amadorismo a Frida Abraão foi desfilar e brilhar nos palcos da boate Ruserva, desde então ela não parou mais. Ela conta como o início da carreira foi complicado, pois começou de forma espontânea, na coragem mesmo, com pouca técnica e dificuldades que foram superadas com o tempo e investimento na personagem. Hoje a Frida é o amálgama que permite o artista desenvolver todas as suas predisposições artísticas. É com a Frida que Abraão pode performar, desenhar, pular e criar de forma livre, sem se limitar. “Eu descobri que eu posso fazer tudo junto, não necessariamente ao mesmo tempo”, diz o artista.

A instalação da personagem

Tem todo um ritual para que a Frida Abraão apareça, o palco é apenas uma parte do processo que inicia antes mesmo da instalação da personagem. Chegar desfilando e tomar de conta do palco é a etapa de compartilhamento da arte com o público. Horas antes de performar, Abraão prepara seu espírito para incorporar a Frida Abraão, que se alimenta de muita música, então é essencial a inspiração musical durante a montagem. “A música é fundamental… Você vai se montando e ela vai descendo, até que você esteja montada e passa a ser outra pessoa, a Frida”. E não é fácil dançar e cantar sem perder o brilho no olhar, é preciso estar bem alimentado para se jogar na performance. A montagem dos acessórios que adornam o corpo da Frida necessita de um cuidado meticuloso, que não necessariamente objetiva uma perfeição estética, mas é preciso evitar as distrações. A personagem vai ganhando seus contornos durante o processo e quando toma forma e vida deixa todas as amarras do interprete de lado. Ela gosta da espontaneidade, apesar do intenso investimento para se aperfeiçoar, a parte performática é livre, pois ela gosta de ver a dança fluir no palco e de trabalhar toda a sua criatividade. Por isso, você nunca verá a mesma performance no palco, existirá sempre um elemento diferente. O prazer de performar e cantar é tanto que mesmo se o salto incomodar Frida engole a dor e resiste com um belo sorriso no rosto.

“Se não fosse os artistas o mundo seria cinzento.” Frida Abraão

O figurino e a música

Frida Abraão constrói e canta canções baseadas nas suas vivências, fala sobre situações vividas no dia a dia como as relações abusivas. Ela explica que sempre está produzindo poesias ou escrevendo letras sobre temas que impactaram de alguma forma a sua vida. “Nada dessas coisas que eu fiz foram em vão, pois tudo me construiu e me ajudou a ser a pessoa que eu sou hoje, com a bagagem que eu tenho hoje”, diz Frida. O intuito das músicas é realmente deixar uma marca e transmitir uma mensagem para que as pessoas possam se inspirar, por isso ela completa dizendo que o clipe Hotline Queen não é apenas para as drags, mas para todos que precisam se libertar. O clipe também fala do preconceito que existe contra esse tipo de expressão artística. “Agora que eu sou Drag Queen você não quer saber de mim”, canta a artista. Frida também relembra como foi importante os incentivos que recebeu como a conversa que teve com a Pabllo Vittar que estimulou a continuar na carreira e gravar o clipe. Ela recebeu o apoio do Sesc Parnaíba que cedeu o teatro do SESC para as gravações e da Cake, personagem de Douglas Martins, que dirigiu a gravação. Junto com Douglas, Frida começou a divulgar o seu novo trabalho intitulado “F1” que é um projeto transmídia contendo algumas músicas autorais, vídeo, show e performance.

Entre a coxia e a performance

Enquanto existir empolgação o artista sentirá aquela adrenalina que antecede a entrada no palco, o famoso “frio na barriga”. Embora o misto de ansiedade e nervosismo invada a paz do artista, quando o salto alto toca o palco uma forte energia invade o artista. Então é a hora de soltar o corpo e a voz, é o momento de expor a criatividade. Frida Abraão foi descobrindo ao longo da sua trajetória a sua identidade, seu jeito de dançar e performar, começou a investir em aulas de dança e teatro para se aperfeiçoar constantemente. Ela reflete sobre o quanto é lento o processo de profissionalização e que é preciso ter paciência, mas que é possível atingir os seus objetivos quando se tem foco. Ser uma artista multifacetada ajuda Frida a sempre desenvolver novas ideias, misturar as artes e treinar o olhar artístico. Subir no palco deixa de ser uma ação isolada quando se tem vários amigos envolvidos, a soma dos esforços ajuda a superar as dificuldades, por isso Frida enfatiza o apoio que recebeu dos colegas como o do seu professor de dança Charles, Douglas e do grupo de drags de Parnaíba, juntos organizaram o evento Tupyniqueer Espaço Balaio e todos tentam ocupar cada vez mais espaços fora das boates. “A validação e os aplausos dos seus amigos ajudam você a ver que você fez um bom trabalho”, reforça Frida.

Brilhando no Palco

Quando o trabalho se torna paixão tudo fica mais leve, mesmo os obstáculos mais difíceis serão encarados com mais tranquilidade e grande parte dos problemas são diluídos ao prazer de se trabalhar com a arte. Colocar uma peruca e se maquiar não é simples, exige investimento e tempo. Por isso é tão importante colocar a cara no sol e batalhar pelos seus objetivos. É preciso antes de tudo amar o que se faz e trabalhar para se aperfeiçoar diariamente, usando o talento como impulso para alçar grandes voos. Frida Abraão faz isso com muita garra e frisa que a arte transformou o seu olhar, a sua vida, resgatou seus sonhos, trouxe beleza e cores aos seus dias. Graças ao mundo performático ela se fortaleceu, usou os palcos como forma de se desviar da crueza do mundo. É uma artista incansável, está sempre criando e tentado descobrir novas formas de expressão e não se contenta com o simples e o fácil, afinal ela não chegou para passar despercebida. Frida chegou e resolveu ficar. E ela promete nos surpreender daqui para frente.

Contatos

Facebook.com/abraao.vasconcelos

Instagram.com/fridabrao

Fotos

Vídeos

Outras fontes

http://diariodocongresso.com.br/novo/2017/06/apoiado-por-pabllo-vittar-jovem-faz-clipe-e-expoe-preconceito-entre-lgbts-contra-drag-queens/

 

Última atualização: 20/08/2017

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas